Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Crise Provoca Mudanças

27 de janeiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: crise, descartáveis, ícones passados, mudanças, novos ícones

Quem acompanha os noticiários asiáticos, com uma perspectiva de prazo mais longo, nota as grandes mudanças que ocorrem, por exemplo, no Japão.

Empresas tradicionais enfrentam dificuldades, a burocracia pública está sendo combatida, fusões improváveis ocorrem, a Toyota fecha muitas fábricas nos Estados Unidos, as autoridades japonesas exigem projetos de impacto ambiental etc.

Não é coincidência que os ideogramas chineses sugerem crises com oportunidades. É inexorável que mudanças substanciais acabem ocorrendo, pois os quadros de sucesso no passado apresentam resistências para tentar algo de novo, até o ponto de ruptura.

Poucos podiam imaginar que símbolos nacionais, como empresas aéreas, seriam obrigados a se fundir. Que empresas de lojas de departamento tradicionais teriam que restringir suas redes. Que empresas consideradas de ponta, com acentuada expansão no passado recente, teriam que reformular os seus planos.

Que empresas conscientes do ponto de vista ecológico teriam que se submeter a projetos de impacto ambiental para se ajustar às metas nacionais. Que empresas petrolíferas de grande porte teriam que diversificar suas atividades para continuar sobrevivendo.

Os modelos consagrados de administração pública estão sendo reformulados, e quanto maior a resistência às mudanças, como as que ocorrem no setor bancário-financeiro, as transformações forçadas acabarão sendo mais radicais.

Quem observa ao longo de algumas décadas vai notar que antigos ícones desapareceram e novos surgiram. Espera que os novos não sejam descartáveis.