Automóveis Coreanos
22 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: Hyundai, reconhecimento inglês
Autoridades japonesas ficaram impressionadas com o prestígio que os carros coreanos gozavam no Brasil. Os anúncios de página inteira nos jornais e a presença nas mais variadas mídias mostravam a agressividade comercial que tinham.
Agora, a imprensa asiática destaca o reconhecimento que a Hyundai conseguiu na Inglaterra com o título de empresa automobilística do ano, concedido pela revista especializada “Automotive Management”.
Isto ocorre num momento doloroso para a Toyota, quando o seu presidente mundial terá que fazer um depoimento no Congresso Norte-Americano, em função de uma série de problemas que vêm ocorrendo há anos e provocando, inclusive, acidentes fatais.
Parece natural que as empresas que ocupam posições inferiores lutem arduamente para ascenderem na escala das considerações do mercado, provocando uma mobilidade natural. Logo após a Segunda Guerra Mundial, os produtores japoneses eram considerados de baixa qualidade, e chegaram a conquistar elevado prestígio.
Os coreanos, em muitos setores, já obtiveram o reconhecimento, assim como alguns brasileiros, que os chineses e indianos ainda não possuem. Mas estes emergentes estão se empenhando para conquistar um lugar de destaque no mercado.
A história vem demonstrando que esta competição é o motor dos desenvolvimentos tecnológicos, e os que chegaram ao topo, se mantiverem satisfeitos com as posições galgadas, logo serão superados pelos que enfrentam o desafio de conquistar avanços tecnológicos.