Agressividade Empresarial nas Lojas para Homens
17 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: ampliação, Aoyama, economia de aluguel
As redes de lojas de roupas para os homens sempre foram menos criativas que as femininas, pois as mulheres sempre exigiram o acompanhamento da rápida evolução da moda.
A Aoyama, uma rede especializada em roupas masculinas que está ampliando a sua rede, também está inovando, visando utilizar técnicas que eram das indústrias.
Contando com mais de 250 lojas espalhadas pelo Japão, onde já adquiri algumas roupas, com uma apresentação adequada para os que necessitam usar ternos para trabalhar, ela passa a adotar técnicas surpreendentes.
É praticamente um “just on time” comercial, criando centros de abastecimentos, de forma que as entregas que eram feitas duas vezes por semana para as suas lojas passem a ser diárias.
Com isto, estimam reduzir os seus custos de aluguel que são elevados no Japão, onde o espaço é um fator restrito. A logística japonesa costuma ser boa.
É uma demonstração que existem espaços para inovações, mesmo em atividades comerciais relativamente conservadoras. Isto é relevante num mercado que passa por dificuldades, mostrando que os empresários eficientes estão ligados às inovações, e por isto são bem sucedidos.