Depois da China Vem a Índia
22 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Intercâmbios | Tags: assegurando matérias-primas, China, Índia
Depois da China, que vem surpreendendo o mundo com o seu rápido desenvolvimento, apesar da sua gigantesca dimensão, agora a Índia, também com sua população superior a um bilhão de habitantes e grande complexidade, desponta com elevada expansão.
O seu recente crescimento econômico supera o do Brasil. A sua mineradora estatal NMDC, segundo a Reuters e notícia publicada no Economic Times da Índia, dispõe-se a investir US$ 2,5 bilhões para assegurar o abastecimento com minério brasileiro.
Isto chama especial atenção, pois, como a China, a Índia conta com produção própria de minério de ferro, ainda que em qualidade média inferior à brasileira. Seria uma forma de assegurar a diversificação do seu abastecimento, numa perspectiva de prazo mais longo.
O investimento seria feito por intermédio da Ferrous Resorces, que no Brasil está sediada em Belo Horizonte. Este grupo teria investimentos também nos Estados Unidos e no Canadá. Ainda que a notícia não tenha sido confirmada até agora, o presidente da NMDC, Rana Som, informou que sua companhia está buscando recursos naturais em outros mercados.