Embraer e a Falência da JAL
2 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: Embraer, JAL, possibilidades futuras
Transformar limão em limonada é uma das qualidades da Embraer. Entrevistado em Cingapura, no escritório da companhia brasileira na Ásia, o presidente Fred Curado deu mostras das razões pelas quais esta empresa figura entre as de maior sucesso mundial, como noticia o Nikkei desta terça-feira (o horário do Japão é meio dia adiantado em relação ao Brasil).
Entrevistado sobre os efeitos da falência da JAL para a qual a Embraer já tem contratos de fornecimento de aeronaves, Curado explicou que a reorganização daquela empresa aérea deve ampliar o uso dos voos de média distância, onde os modelos da Embraer são imbatíveis.
Mesmo que haja alguma recomposição dos valores a serem recebidos pela Embraer, bem como no cronograma de entregas dos aviões, a JAL está providenciando o aumento dos seus voos de média distância, o que deve aumentar a demanda dos tipos de aeronaves produzidos por esta empresa brasileira.
Perguntado sobre os planos de produzir aeronaves com maior capacidade de transporte, como os da Boing e Airbus, Curado explicou que a Embraer competirá com os modelos menores daquelas empresas, que já estão obsoletos. Deve-se esclarecer adicionalmente que a empresa brasileira tem uma engenharia para desenvolver até seis modelos novos no mesmo período, enquanto as duas gigantes estão reduzidas para somente duas, e estão concentradas nos aviões de grande porte.
A Embraer está se adaptando às fortes mudanças que estão ocorrendo no mercado de aeronaves, com a agilidade que a caracteriza.