Entrevista do Ronaldo é Destaque na Ásia
23 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: China, Ronaldo, Tailândia
A entrevista concedida pelo jogador de futebol brasileiro Ronaldo, do Corinthians, é destaque na imprensa mundial. Até jornais diários comuns asiáticos de Bancoc na Tailândia e da China noticiaram com destaque que ele deixará de jogar no próximo ano. Isto num exame superficial dos jornais mais importantes em cada país
Isto vem acontecendo mundialmente desde a época do Pelé, e poucas empresas brasileiras tiram partido destes ídolos brasileiros para promover suas vendas no exterior.
Em qualquer lugar, por mais longínquo que seja, quando uma pessoa afirma que é brasileiro, a primeira reação até dos asiáticos é citar o nome do jogador de futebol que conhecem. É Pelé, Ronaldo, Kaká e outros, que são utilizados para publicidade pelas empresas multinacionais, mas pouco utilizados pelas empresas brasileiras.
O Café Cacique foi o pioneiro na iniciativa, com o saudoso Horácio Coimbra, pioneiro na visita à China, quando o Brasil ainda não tinha relações diplomáticas com aquele país. Entrando por Hong Kong, onde o IBC – Instituto Brasileiro de Café mantinha um depósito, Horácio Coimbra foi à China. Ele sempre sonhava: “Imaginem cada chinês tomando uma xícara de café por dia…”
Havia um mito que nos países que consumiam chá haveria dificuldade de exportação de café. As estatísticas desmentem esta falsa noção, pois o Japão é um dos mais altos consumidores per capita de café, e de boa qualidade.
Se o Brasil pensa seriamente numa política de fomento das exportações, mesmo nos países que não são importadores tradicionais de produtos brasileiros, deve pensar seriamente na utilização dos ídolos mundiais de futebol, que são uma das faces mais importantes do país no exterior, até nos confins do mundo.