Guias de Restaurantes Orientais
8 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Gastronomia | Tags: dificuldades com restaurantes japoneses, Guia Michelin | 4 Comentários »
Alguns guias de restaurantes para turistas, como o Michelin, acabam sendo criticados mesmo que sejam elaborados com muito cuidado. Conceder avaliações, por mais criteriosos que sejam, sempre geram controvérsias, pois, graças a Deus, os seres humanos são dotados de diferentes preferências.
Mesmo na Europa, o Guia Michelin não está sendo aceito por consagrados chefs, pois parece que tendem a considerar muitos restaurantes pelo luxo de suas instalações e não exatamente pela qualidade de sua cozinha.
Tóquio e Japão vêm sendo considerados nos últimos anos por este Guia como a metrópole e um dos países que contam com mais estrelados com o grau máximo, superando Paris, Londres e Nova Iorque. Ainda que tenham muitos restaurantes internacionais da mais alta qualidade, os “gourmets” japoneses questionam as classificações dos estabelecimentos de culinária oriental constantes deste Guia, por entenderem existir muitos outros locais que os superam em qualidade.
Muitos ótimos restaurantes japoneses são pequenos e conhecidos, não necessitando de clientes eventuais, pois possuem os seus “habitués”, não dando conta de seus pedidos de reserva. Muitos nem têm a aparência de restaurantes e só atendem reservas de clientes com longa tradição de frequência, em número muito restrito de convidados, de vez em quando, dois ou três.
O critério “eu pago, tenho o direito” nem sempre é aceito, pois muitos “nouveaux riches” não são considerados como bons apreciadores da culinária do mais alto nível. E a presença eventual só é aceita se convidados por clientes conhecidos.
É preciso entender, também, que muitos dos melhores restaurantes são conhecidos pela sua especialidade. Por exemplo, na época de sua disponibilidade, alguns restaurantes que trabalham com o “matsutake”, o mais apreciado dos cogumelos japoneses, cuja unidade chega a custar mais de US$ 100,00, não conseguem atender os pedidos de reservas dos seus clientes tradicionais.
Para que necessitariam então de estrelas de guias para turistas…
Caro Yokota
Parabens, está muito bom, vc está justamente preenchendo o que nós tinhamos em falta, aproximando a Asia cada vez mais com a nossa America do Sul.
Bola prá frente, continue …….abraço Raul
Caro Raul Takaki,
Um comentário como este vindo de um especialista é um grande estímulo. Vamos continuar aperfeiçoando este trabalho.
Dr Paulo Yokota,
Gostaria de parabenizá-lo pelo site Asia Comentada. Trata-se de um mural extremamente informativo, sintético, organizado e focado nos assuntos asiáticos que mais tem despertado interesse no Brasil. Sua utilidade é imediata na consolidação de conteúdos que estimulem o diálogo entre estas áreas geopolíticas tão distantes, mas com potenciais de semelhanças e complementações que devem ser explorados com atenção e inteligência.
Caro Jo Takahashi,
Um comentário deste quilate, vindo de um especialista em cultura japonesa é extremamente estimulante. Vamos continuar a aperfeiçoar este site, e sua colaboração seria muito bem vinda. Vamos divulgar, também, a rica programação da Fundação Japão, que presta um serviço inestimável para a melhor compreensão da cultura asiática, notadamene a japonesa.