Preocupações com a Economia Chinesa
26 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: Macro China, macroeconomia, queda no emprego
Começam a aumentar, nos mais variados noticiários, as preocupações com a evolução da economia chinesa, que veio apresentando uma performance impressionante mesmo com a crise atual que continua assolando o mundo.
O Conselho Empresarial Brasil-China publica no seu Macro China uma excelente e completa análise da economia chinesa, mostrando que o principal instrumento utilizado para fazer frente ao problema econômico mundial foi a expansão do crédito, inclusive para a construção civil e infraestrutura.
Mas isto provocou uma rápida expansão monetária, que já está sendo contida, pois gerou pressões inflacionárias. De outro lado, o site Chinadaily publica uma matéria informando que, apesar do câmbio desvalorizado, o emprego industrial das companhias exportadoras de Guangdong foram reduzidas em 820.000 postos em 2009, ou 8,3% do seu total.
As empresas que mais provocaram cortes nos empregos foram as originárias de Hong Kong, Macao e Taiwan. São das indústrias eletrônicas, equipamentos elétricos e maquinarias, e de produtos de couro. Estão nas cidades de Dongguan, Shenzhen e Guangzhou.
Adicionalmente, o presidente da Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento da China, Zhang Ping Friday, alerta que a política macroeconômica chinesa será colocada em prova em 2010. Com a expansão do crédito e os empréstimos inadimplentes, os bancos começaram as restrições, principalmente no setor imobiliário.
Com os pesados investimentos públicos, começaram a surgir capacidades ociosas em determinadas indústrias, como a de aço. Hoje, um resfriado na China pode provocar uma pneumonia no mundo, principalmente no Brasil, onde ela se tornou a principal parceira comercial.