Japão Está Transferindo Tecnologia de Combate ao Câncer
4 de março de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Saúde | Tags: câncer, mais efetivo, menos efeitos colaterais, transferência de tecnologia
O conceituado jornal econômico japonês Nikkei noticia que o Japão está tranferindo para o exterior suas avançadas tecnologias para combate ao câncer, cuja eficiência está comprovada em muitos casos.
A boa notícia informa que isto está sendo feito com a França, China, Alemanha e Arábia Saudita. O Brasil, pelas suas autoridades, precisa se movimentar rapidamente para candidatar-se a receber estas tecnologias com ajuda governamental.
Informa-se que o National Institute of Radiological Sciences, de Chiba, vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia do governo japonês, dispõe desta tecnologia que utiliza íon pesado, muito mais eficiente e com menos efeitos colaterais comparados com os que usam raios X e Gama.
Apesar de ainda caros, os equipamentos novos produzidos pela Mitsubishi Eletric Corp. estão reduzindo a um terço os seus preços e o espaço utilizado, que é muito grande.
Como o Brasil e o Japão dispõem de um acordo para transferência de tecnologias, é preciso que tomemos a iniciativa para ter acesso a estas novas tecnologias de resultados efetivos já comprovados.