Pensando nos Consumidores
31 de março de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: aparelhos voltados para a terceira idade, pensando nos consumidores, toques nas telas
Executivo da Samsung, J. K. Shin mostra o Galaxy S (foto: Steve Marcus/Reuter) e o novo Evo 4G, da HTC
É impressionante como muitos produtores pouco pensam nos consumidores e suas limitações. Há um caso famoso no Japão onde um importante produtor de celulares sempre presenteava o seu pai com os mais avançados modelos, que o progenitor guardava na gaveta.
Um dia perguntou o que ele precisava. O velho pai respondeu: filho só preciso de um simples celular que receba ligações e que eu possa fazê-las. Este produtor fez um modelo muito simples, somente com estas funções, que só num mês vendeu mais de 2 milhões de unidades.
Na Folha de S.Paulo de hoje, no seu suplemento de Informática, o jornalista Rafael Capanema noticia a tendência de celulares grandes e velozes na feira CTIA, em Las Vegas, uma das mais importantes do setor. A taiwanesa HTC apresentou o celular Evo 4G e a Samsung o Galaxy S com padrões 4G, uma nova geração comparada comas atuais, com dimensões superiores a 10 centímetros.
Possuem velocidades e todas as possibilidades das mais avançadas, inclusive com telas sensíveis ao toque, portanto, não necessitando de teclas. Aliás, já em 1985 na Expo Tsukuba 85, o meu apartamento contava com uma televisão acoplada ao supermercado e a loja de departamento, onde todas as operações podiam ser feitas pelos toques nas telas. E isto ainda não chegou ao mercado brasileiro, esperando a consolidação do sistema televisivo de alta definição com o uso da banda larga. Só estamos atrasados 25 anos.
Os fabricantes precisam acelerar os produtos voltados a todos que passam da terceira idade, cujas capacidades visual, auditiva, motora ficam reduzidas, mas são importantes faixas dos mercado.