Aumento da Robótica na Medicina
22 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Saúde | Tags: cirurgias, robótica
Um dos setores onde os japoneses continuam obtendo avanço competitivo na tecnologia é no da robótica. O jornal japonês Nikkei anunciou que a Faculdade do Instituto de Tecnologia de Tóquio desenvolveu um novo sistema robótico de cirurgia, que utiliza pressão de ar, para proporcionar um melhor retorno tátil para os cirurgiões que operam os pacientes remotamente.
Informa-se que a invenção deve aumentar consideravelmente a destreza dos cirurgiões e maior controle das cirurgias minimamente invasivas, usando laparoscopia. O sistema é muito sensível, permitindo diferenciar um balão cheio de ar de um cheio de água.
Uma equipe liderada pelos professores Kenji Kawashima e Kotaro Tadano desenvolveu a inovação. Quando a pinça controlada remotamente agarra um tecido, o impulso é transmitido para um cilindro de ar. As diferenças sutis na pressão do ar são convertidas em sinais elétricos que orientam os cirurgiões, criando a mesma sensação de uma cirurgia tradicional.
O dispositivo pode transmitir impulsos pequenos. O elevado grau de precisão pode minimizar problemas com danos aos órgãos ou tecidos. O sistema não exige uma limpeza especial.
Uma equipe de cirurgiões oncologistas realizou uma cirurgia num porco, na Universidade Dental e Médica de Tóquio, com um protótipo do sistema, e a operação foi bem-sucedida particularmente no fechamento de incisões.
O novo sistema pode beneficiar os médicos como os pacientes. A robótica já vem sendo utilizada em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil.
A equipe que desenvolveu o sistema espera a colaboração dos fabricantes de equipamentos para comercializar a sua invenção.