Exemplo da Coreana Samsung
28 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: admiração japonesa, recursos humanos | 8 Comentários »
É importante observar que esta nota está no importante jornal japonês Nikkei, reconhecendo que o sucesso mundial da coreana Samsung decorre da importância que dá para a adequada preparação dos seus recursos humanos. No mundo globalizado, eles são adequadamente treinados para se enraizarem nos mercados externos, o que não tem se conseguido nas empresas japonesas.
A notícia enfatiza que a Samsung tem um plano de longo prazo, com metas estabelecidas para 2020, para alcançar vendas de US$ 400 bilhões. A peça central para tanto é o centro de preparação dos seus recursos humanos, localizado nas proximidades de Seul, que comporta até 4.000 pessoas diariamente. É uma das 13 unidades da Samsung para esta finalidade.
Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Samsung
Estes recursos humanos são treinados para competir no mundo todo de forma agressiva, pois dependem 90% do mercado externo, principalmente com os jovens. Os estagiários são designados para serem treinados no exterior, onde procuram se familiarizar com os idiomas e criar relacionamentos locais. Mais de 4.200 funcionários já foram treinados.
Um caso relatado refere-se a um funcionário de 37 anos que foi designado para São Paulo, onde os sete primeiros meses foram utilizados para se familiarizar com o idioma local, que começou com conversas com faxineiras, e só depois de três meses começou a se relacionar com executivos de empresas locais. Muitos treinamentos em idiomas são feitos na Coréia.
A Samsung mantém um forte relacionamento com instituições universitárias, tanto na pesquisa como no preparo de funcionários, que recebem bolsas e são convidados para ingressar no grupo depois de formados.
O escritor japonês Wakiti Sakaguchi, que escreveu o artigo de onde foram extraídas estas informações, reconhece que estes funcionários coreanos são como antigos guerreiros japoneses. E estão preparados para disputar competitivamente nos mercados internacionais.
Entre os especialistas brasileiros corre a informação que os coreanos figuram entre os mais competitivos para vencerem a concorrência do trem rápido no Brasil, com o forte respaldo das autoridades daquele país. Se estes exemplos não forem imitados pelas empresas e autoridades brasileiras, as chances de nossa competitividade internacional ficam comprometidas.
Governos e empresários inteligentes investem na educação do povo, mesmo que seja apenas visando a competitividade. No Brasil, infelizmente, parece que dói investir em Recursos Humanos. O pessoal faz isso como se estivesse jogando dinheiro fora. Mas temos muitas empresas se adiantando nesse quesito.
Caro Jaime Pereira da Silva,
Como V. reconhece, as coisas estão mudando, e a nossa esperança que seja rapidamente.
Paulo Yokota
Olá bom dia, Paulo:
Já se tem falado há 2 anos ou mais e com muita preocupação a falta de mão de obra nas área técnicas, de engenheiros a técnicos supervisores/capatazes, soldadores etc.
Hoje estão convocando os aposentados.
E vai piorar daqui a alguns anos. O que se nota é que não vejo nenhum sinal das empresas privadas a se unirem com as Universidade e outras fontes de recursos educacionais para formar urgente e ràpidamente esses profissionais. Sei que existem programas de capacitação em algumas companhias, mas de uma forma muito tímida, deveria ser de ambito nacional. Seria copiar o que foi feito na Coréia do Sul há decadas e na refinação dos métodos de hoje.
Nesse passo de tartaruga no nosso sistema de educação, vamos “importar” especialistas dos países vizinhos.
Pergunta-se: o que pensam os empresários brasileiros? Há movimento para superar a crise?
abraços/Ernesto
Caro Ernesto Fujiki,
Existem alguns empresários e empresas que investem na formação de recursos humanos no Brasil. Mas, comparado com o que se faz em algumas empresas coreanas, deve-se reconhecer que é insuficiente. Algumas autoridades estão preocupadas com o assunto e o investimento no pessoal de nível técnico está melhorando.
Esta demanda que existe hoje deve estimular mais a formação deste pessoal. As universidades privadas estão aumentando, e muito, os seus alunos. Há uma maior consciência dos jovens sobre a importância destes estudos.
Paulo Yokota
Nunca tive muito interesse sobre a Samsung , mais agora que tenho que fazer uma pesquisa sobre a trasnacional, vi que é legal e quero saber, é só uma dúvida :
– a Samsung tê filiais no Japão ou tipo eles tem alguma coisa contra?
Cara Ariane de Oliveira Ottoni,
Obrigado pela pergunta. Na realidade, a Samsung se tornou um grupo gigantesco que detem 20% do PIB coreano, sendo altamente eficiente na área eletrônica. Concorrem, principalmente, com as japonesas Panasonic e Sony, mas não estão encontrando dificuldades para entrar mesmo no mercado japonês com seus produtos, considerados bons e mais baratos.
Paulo Yokota
Bom Dia Paulo!
Gostaria de saber como a Samsung se Globalizou?
Desde já agradeço !
Kevelyn,
Estas empresas coreanas não contavam com um mercado interno expessivo e foram obrigadas a procurarem mercado no exterior. Como os coreanos imigraram para diversos paises, depois da Guerra da Coreia, estabeleceram nucleos importantes pelo mundo, e procuram atuar de forma a aproveitarem as informações que contam nestes mercados. Além disso investiram forte em tecnologia, e são agressivos no marketing, ganhando condições de competitividade.
Paulo Yokota
Paulo Yokota