Lojas de Conveniência Japonesas Seven-Eleven
9 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: esperanças brasileiras, lojas de conveniência, Seven Eleven
O importante jornal econômico Nikkei publica um interessante artigo sobre a cadeia de lojas de conveniência japonesa Seven-Eleven, que anuncia a sua pretensão de se tornar uma marca global. Já possui cerca de 37,5 mil lojas espalhadas em 16 países pelo mundo, sendo mais de 12,5 mil somente no Japão.
Nas Américas, já está presente nos Estados Unidos, no México e no Canadá com mais de oito mil lojas. Agora anuncia a disposição de ampliar sua rede por outros países. Por que não na América do Sul, ainda que sejam necessárias adaptações?
Ainda que respeite as diferenças de hábitos de consumo locais, parece que a Seven-Eleven pretende intensificar a cooperação entre as suas diversas redes, com o objetivo de fixar sua marca própria, enfatizado a economia de energia. Utilizando a tecnologia de ponta, notadamente na informática, pretende desenvolver um marketing comum.
Com a intensificação da concorrência global, pretende utilizar o seu sistema de logística, ainda que haja diferenças na infraestrutura de transporte, como de autoestradas.
Deseja enfatizar as preocupações ambientais, reduzindo o consumo de energia, e utilizando formas de energia solar, com um programa de 10 anos de prazo. Os executivos de diversos países foram conhecer lojas que já utilizam LEDs (diodos emissores de luz) e geração de energia solar.
São experiências que poderiam ser utilizados, mesmo no Brasil, onde se nota nas grandes cidades indícios de utilização mais intensa de grandes redes, com estabelecimentos de menor porte para atender os clientes de uma região de maior concentração de apartamentos.
Com as mulheres empregando-se nas empresas ou aumentando suas atividades profissionais, as famílias tendem a mudar os seus hábitos, passando a necessitar de lojas de conveniência como as já existentes em outros países.