Palestra de Delfim Netto na CNA
1 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: a futura matriz energética, fontes de energia, importância da agricultura | 2 Comentários »
O Professor Antonio Delfim Netto proferiu recentemente uma importante palestra na CNA – Confederação Nacional da Agricultura assistida por um grande público constituído de empresários rurais, estudiosos e estudantes.
Teve como tema “Aquecimento Global e Política Econômica”, mostrando que a humanidade começou na agricultura e está retornando cada vez mais a ela, como fonte de energia, tanto alimentar como para atender todas as suas demais necessidades.
Mostrou como a humanidade veio utilizando as forças motrizes ao longo da história. E depois da revolução industrial, houve um crescimento populacional, suportado pelo aumento da produtividade agrícola.
Mas o desenvolvimento provocou uma concentração de CO2, notadamente com o uso de energias derivados do petróleo. Mas uma nova revolução está em marcha, com a necessidade de compatibilizar com a preservação do meio ambiente. A determinação norte-americana visando atingir a sua auto-suficiência alimentar e energética é relevante neste sentido.
O Brasil, segundo o professor Delfim Netto, situa-se muito bem neste contexto. Continuará sendo um importante produtor e exportador de alimentos e energia limpa. Para tanto, o aumento da produtividade agrícola é de fundamental importância, o que vem ocorrendo há mais de três décadas.
No século XXI, o Brasil passará por uma revolução demográfica, com maior urbanização e envelhecimento de sua população. Mas, também por uma revolução energética, com energia renovável e o pré-sal.
O Brasil está preparado para o desenvolvimento sustentável, atendendo as principais condições indispensáveis, tendo uma agricultura extremamente eficiente.
Prezado Paulo Yokota,
Deve ter sido uma palestra muito interessante, por acaso o sr. teria acesso a essa apresentação?
Abraços
Frank Honjo
Caro Frank Honjo,
Acredito que a CNA gravou a palestra. Mas temos o conjunto de gráficos e quadros que foram projetados, que procuraei mandar para o seu email na próxima semana.
Paulo Yokota