Conhecendo a Ásia Pela Sua Literatura
3 de maio de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Livros e Filmes | Tags: forma de conhecer uma cultura, literatura, pouco conhecida no Ocidente | 6 Comentários »
Muitos admitem que a melhor forma de conhecer uma cultura, a alma de um povo, seriam os livros. Como pouco da literatura asiática é conhecida no Ocidente, mesmo com o aumento do interesse por este continente que conquistou importante espaço no mundo, parece que ainda resta um grande vácuo.
A editora Estação Liberdade, que não é de asiáticos, descobriu há anos um importante filão, traduzindo e editando em português um grande volume de obras de autores japoneses. Desde os que receberam importantes prêmios como o Nobel de Literatura, que já viraram clássicos como Yasunari Kawabata, até pós-modernos como o hoje consagrado no mundo, Haruki Murakami.
Agora, a Estação Liberdade anuncia o lançamento de mais três obras que despertam a nossa curiosidade: uma do conhecido Prêmio Nobel Yasunari Kawabata, “O Lago”, autor que não agrada a todos pelas suas imagens não convencionais; outra do ainda pouco conhecido no Brasil, mas Prêmio Akutagawa, Yasushi Inoue, “O fuzil de caça”, do pós-guerra; e outra da ainda jovem Hiromi Kawakami, também Prêmio Akutagawa e Prêmio Tanizaki, “Quinquilharias Nakano”, que retrata o Japão de hoje, que seria um contraponto feminino de Haruki Murakami.
Estas obras, certamente, ajudarão a compreender um pouco mais dos japoneses. O que se espera é que esta ou outras editoras também se lancem no empreendimento de permitir o acesso de outros autores aos leitores brasileiros. Isso inclui os coreanos, chineses, tailandeses e outros asiáticos, não só dos que lançaram no Ocidente as suas obras.
Com a crescente globalização, o mundo deixou de ser somente Ocidental e além dos clássicos árabes e hindus certamente existem os que refletem as ricas culturas de outros povos asiáticos. Uns mais antigos, outros mais recentes, contemporâneos. O impacto do intercâmbio com todo o mundo vem aumentando, não se restringindo somente às influências européias ou norte-americanas.
Já se descobriu alguns indícios trazidos pelos filmes, mas ainda são poucos os livros. Autores do exterior já descobrem que também neste lado do mundo existe inteligência, uma cultura diferenciada como a que vem sendo expressa pela música, pelas artes plásticas.
Sr. Yokota,
Muito interessante essa informação. Ler é conhecer um pouco do desconhecido.
Caro Nikos,
Muito obrigado pela observação. Realmente, qualquer leitura nos acrescenta algo, principalmente a boa literatura.
Paulo Yokota
Adorei;
Paulo Yokota;
Você é ótimo com palavras!
Caro Duda,
Obrigado. Continue prestigiando o site.
Paulo Yokota
Muito bom obrigado pela dica.
Ja li Hiromi e amei; Kawabata é profundo; Harumi é fantastico e vou conhecer Inoue.
Que venham mais autores e autoras.
Caro Marcio Ramos,
Muito obrigado pelo comentário. Os problemas de tradução ainda não permitem conhecer muito da Ásia, que tem uma cultura invejável.
Paulo Yokota