A Copa do Mundo é Um Grande Negócio Mundial
14 de junho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: mesmo nos países não participantes, patrocinadores, publicidade mundial, turismo
As informações disponíveis dão conta que metade das verbas publicitárias relacionadas a todos os esportes é destinada ao futebol, o que dá uma ideia da sua importância. As empresas de materiais esportivos e de bebidas populares, bem como as televisões e outros meios de comunicação, além dos relacionados com as construções e os turismos, aproveitam a Copa do Mundo que atrai as atenções do público. E desenvolvem campanhas que disseminam mundialmente esta competição, chamando a atenção sobre a África do Sul e todos os astros envolvidos. Muitos começam a conhecer este país que é de zona temperada, localizando-se abaixo do Trópico de Capricórnio, quando a imagem é de um país africano tropical.
Mesmo nos países que não participam, ficando fora dos 32 que participam diretamente da atual Copa do Mundo, as televisões, os de bebidas e as lojas de material esportivo, principalmente, dão destaque ao evento. Como são produtos de consumo popular, como a Coca Cola, o evento se torna uma festa que só se rivaliza com as Olimpíadas, num mundo que necessita de ídolos.
Kaká, garoto propaganda da alemã Adidas e da grife italiana Giorgio Armani. E as empresas brasileiras?
Em muitos países, estes eventos têm servido para elevar o patamar em que se encontram suas economias. Diretamente, apesar dos elevados custos das obras de infraestrutura necessárias, eles esperam aproveitar o relacionamento com o exterior, além de atender as necessidades internas do seu país.
Tal é o poder de transmissão da imagem destes eventos que muitas empresas de transporte aéreo patrocinam até clubes de futebol mesmo do exterior para divulgarem suas atividades, como é o caso da Turkesh Airlines com o Barcelona. O turismo não é só o direto, mas espera criar estruturas para atender tanto os que desejam conhecer o país como fomentar novos negócios, atendendo empresários e investidores.
Os patrocinadores da FIFA, por exemplo, mantêm contratos de décadas, tanto de material esportivo como a Adidas como de refrigerantes como a Coca Cola, que são divulgados em todos os mercados, visando criar uma imagem transmitida para outras atividades esportivas.
Os fabricantes de equipamentos eletrônicos aproveitam a oportunidade para lançar novos produtos, com novas tecnologias, como na Copa anterior com a televisão digital, e na atual com a de terceira dimensão.
O Brasil vem se destacando como um dos que possuem ídolos mundiais neste esporte, e o aproveitamento de sua imagem tem sido aproveitado por multinacionais, sendo pouco para promoverem empresas brasileiras no exterior. As pessoas que viajam pelo mundo, por qualquer motivo, quando afirmam que são brasileiros, sempre acabam sendo relacionados com o futebol e seus ídolos internacionais. Eles poderiam alavancar novos negócios.