Antigas Culturas Asiáticas
19 de junho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: Ásia começa em Istambul, assírios, bizantinos, chineses, egípcios, hindus, persas | 12 Comentários »
Desde a Renascença, quando a Europa começou a desenvolver-se, o mundo tendeu a considerá-la o centro do mundo, atribuindo uma importância desprezível às antigas civilizações, o que está sendo novamente revisto. Istambul ainda localiza-se na parte européia, mas é onde passando as pontes sobre o Bósforo, que liga o Mar de Mármara, da parte Mediterrânea com o Mar Negro, já se cruza para a parte de Anatólia da Turquia, que fica na Ásia.
Ainda que existam indícios das presenças de aglomerações humanas deste o período neolítico nesta região atualmente turca, entende-se que o Império Bizantino ou os greco/romanos, lá se instalaram em torno de 660 a.C., tendo pequenos períodos de domínio persas. De cerca de 330 d.C. ficou com o nome de Constantinopla, consolidando-se como sede do Império Romano do Oriente, que deixou muitos monumentos. O Império Otomano fixa-se em torno de 1450 prolongando-se até 1922, estendendo-se por todo o Mediterrâneo, desde Portugal até a parte arábica, envolvendo a atual Síria e Líbano. Deixou um patrimônio importante da humanidade. Explica, também, porque muitos imigrantes árabes para as Américas tinham passaporte turco.
Deve-se lamentar a criminosa destruição da Biblioteca de Constantinopla, por motivações religiosas. Ela reunia o que de mais importante se acumulava de conhecimento da humanidade até a época, do qual eram portadores os otomanos.
Para muitos ocidentais, deve ter sido surpreendente uma importante exposição efetuada no Museu do Oriente Médio em Paris, há alguns anos, quando a Pirelli patrocinou a reunião de peças importantes dos assírios, que habitavam a Mesopotâmia. É a atual cultura iraquiana desprezada, onde se localizava a Babilônia, com seus famosos jardins suspensos e seus aquedutos. Além dos ornamentos de vidros, estavam expostas muitas peças de cerâmica utilizadas para a impressão de mensagens, uma espécie de rudimentar de imprensa.
Hoje, esquece-se que a atual Irã é a antiga Pérsia, com sua respeitável cultura de muitos milênios, e só se cobiça suas reservas de petróleo. Ou que os fenícios já comercializavam com os chineses, pela Rota da Seda, o que permite explicar a presença de peças de seda nas tumbas de alguns faraós egípcios. Até Alexandre atingiu as proximidades da Índia, passando pela Pérsia.
Hoje, comprova-se que os chineses já navegaram por todo o Ocidente, pelos oceanos Índico, Atlântico e Pacífico efetuando viagens de circunavegação em torno de 1420. Além das atuais Américas, as frotas chinesas estiveram na Antártica como no Ártico, deixando plantas e marcas incontestáveis.
Estão documentadas centenas de importantes descobertas chinesas para a humanidade que antecederam em muito os do Ocidente. Os sonhos dos mercadores e primeiros navegadores europeus eram chegar às riquezas hindus ou chinesas, desde o Renascimento. Os que se surpreendem com a recente ascensão asiática devem ter a humildade de reconhecer que estas civilizações, ora sendo redescobertas, já tinham acumulado ricos conhecimentos quando o Ocidente ainda se comportava como primitivo.
O que deve se temer sempre é o orgulho e o fundamentalismo religioso que levaram a destruições e conflitos bélicos, que provocaram decadências de muitas importantes civilizações. Sempre se mantém a esperança que a humanidade aprenda um pouco com a história.
Muito legaal esse site , adorei!
Coonsegui realizar minha pesquisa ! Obg.
Cara Yara,
Obrigado pelo comentário.
Paulo Yokota
Muito bom, boa de mais, esta Asia
Caro Pedro,
Obrigado pelo comentário.
Paulo Yokota
Eu gostei muito do texto.
Cara Beatriz,
Obrigado pelo uso do site.
Paulo Yokota
Adorei muito esse site. Entendi melhor sobre as culturas de da Ásia e me ajudou muito na pesquisa que faço.
Cara Milena,
Obrigado pelo uso do site. Continue fazendo-o, mas consulte também outras fontes.
Paulo Yokota
Adorei muito, obrigada.
Cara Janyffer.
Obrigado pelo uso do site.
Paulo Yokota
AMEI!!! CONSEGUI FAZER OS MEUS TRABALHO
Cara Bianca,
Obrigado pelo comentário.
Paulo Yokota