Mongólia Como Fornecedora de Minérios
25 de junho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Intercâmbios | Tags: carvão mineral, mercado mundial de minérios, urânio e outros minérios
Já informamos que antes do recente aumento dos minérios de ferro e mudança do seu sistema de fixação de preços, o carvão mineral teve um aumento considerável de suas cotações no mercado internacional. Sempre que isto ocorre com produtos minerais controlados por poucas empresas, é natural que acabe estimulando explorações em outras fontes.
A Mongólia, vasto país localizado entre a dinâmica China e a Rússia, começa a entrar no noticiário internacional, pois pretende também continuar com um crescimento econômico de dois dígitos anuais, utilizando suas reservas minerais para exportação, mas necessita ainda de tecnologia e investimentos externos. Muitos grupos estão interessados nas reservas já localizadas até para reduzir o poder dos cartéis que dominam tais mercados, inclusive na brasileira Vale.
Um artigo publicado no Nikkei detalha destas informações, referindo inclusive ao interesse da Nippon Steel e da Itochu. A vasta Mongólia conta com potencialidades de recursos minerais, alguns já localizados, como o carvão mineral de boa qualidade, considerado entre os melhores do mundo. Também cobre e molibdênio utilizados na indústria siderúrgica.
Como o primeiro-ministro mongol Balbold Sukhbaater anunciou o plano de venda da reserva conhecida, grupos japoneses, russos, coreanos e norte-americano-chineses já revelaram os seus interesses. Os chineses e russos estão entre os mais agressivos.
A economia mongol, que vem crescendo acima de 10% desde 2008, espera continuar no mesmo ritmo aproveitando estes recursos minerais. A implantação do sistema de mercado também está ajudando. O governo local espera implantar uma rede ferroviária para o transporte destes minérios, para o qual também necessita de tecnologia e investimentos externos.