Aumento do Uso do Chamado E-Money
22 de julho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: Brastel, e-money, lojas de conveniência
Alem dos cartões de crédito ou débito que se disseminaram pelo mundo, está ocorrendo na Ásia o aumento das operações realizadas pelo que chamam de E-money que estão voltados para diversos usos, inclusive pequenas compras, que são realizadas predominantemente nas lojas de conveniência. Uma empresa chamada Brastel, criada pelos brasileiros no Japão, foi uma das pioneiras, e opera praticamente em toda a Ásia, inclusive em alguns países fora desta região.
Originalmente destinados a baratear os telefonemas, estes cartões pré-pagos, que vão utilizando os saldos existentes e podem ser recarregados em qualquer loja de conveniência, passaram a permitir pequenas compras e operações criativas.
Hoje, além destas finalidades, podem ser utilizados para pequenas remessas. Por exemplo, um trabalhador estrangeiro no Japão pode oferecer um cartão para seus parentes nos países de onde se originam para fazerem suas ligações internacionais. Indo a uma loja de conveniência, podem carregar o cartão que está num país asiático, como as Filipinas, e que permite pequenas compras nas mesmas lojas lá localizadas, sem ter que passar pelo sistema bancário ou de cartões de crédito, que costumam cobrar taxas para estes serviços.
Apoiado no complexo sistema telefônico existente nestes países, estas operações sofreram um acréscimo próximo a 40% anual em 2010. Além das lojas de conveniência serem numerosas, alguns outros estabelecimentos similares estâo utilizando as mesmas facilidades, sem nenhum risco, pois são pré-pagos. Acaba sendo um sistema barato que inclui os pequenos consumidores no mercado, mesmo que não tenham as condições de atender as exigências das operadoras de cartão de crédito, ou dinheiro plástico. É evidente que isto exige uma infraestrutura de internet veloz e eficiente, que está ficando disponível em qualquer país.