Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Brasileiros na Televisão Japonesa

25 de julho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais | Tags: brasileiros na TV, JLeague, pode ser um viés, publicidade

Nos poucos momentos em que tive a oportunidade de ver, em alguns relances, algo dos programas da televisão japonesa, notei o aumento de referência dos brasileiros nos noticiários, começando pelos que cobrem os jogos de futebol da chamada JLeague. O número de menções aos numerosos jogadores brasileiros sempre foi um destaque que não tem sido aproveitado devidamente pelas empresas brasileiras, mas que o são pelas japonesas. Pode se tratar de um viés, porque a nossa atenção acaba sendo chamada não só pelos nomes citados, como pelas entrevistas em português, incluindo publicidades.

Isto sempre aconteceu desde quando o futebol japonês, ou soccer como é conhecido no Japão, com a introdução do profissionalismo, teve muitos jogadores brasileiro de destaque, como o Zico e o Cerezo, entre os mais conhecidos. Hoje, Juninho, que passou um longo período contundido, tendo voltado inclusive para o Brasil, fez o único gol que deu a vitória ao seu time, tendo o seu nome ovacionado pelos torcedores, que carregavam cartazes saudando a sua volta triunfal.

O jogador Juninho, que atua no futebol japonês

Ele concedeu entrevista depois do jogo, evidentemente em português, devidamente traduzido para o japonês por um intérprete. Mas em outros jogos também nota-se com grande frequência a menção de nomes de jogadores brasileiros de outros times.

O mais surpreendente foi num comercial que se seguiu ao término do jogo e da transmissão, um dos poucos com mais destaque no horário nobre, entre os demais esportes mais divulgados no Japão, como o basebol, sumo, golfo etc. Uma simpática senhora encenava um comercial numa casa rural. De repente, ela atendeu ao telefone em português perfeito, mostrando que era brasileira, recebendo uma ligação do Brasil, e comentando que tudo estava certo por aqui. Como era natural, este comercial provocou em mim uma forte emoção, pois foi uma surpresa muito agradável.

Aliás, por todo o lugar onde tive oportunidade de andar recentemente, como na Expo Xanghai 2010, quando cenas de futebol eram exibidas no Pavilhão do Brasil, chineses se lembravam em voz alta de Pelé, depois de tanto tempo. Evidentemente, muitos jovens se lembram hoje do Ronaldo, do Kaká e outros jogadores divulgados pelas suas participações em times de importância mundial.

Este é um fenômeno que acontece quando eu revelo que sou brasileiro nos confins deste mundo. Muitas primeiras reações são de associação com estes astros internacionais de futebol. Depois da última Copa do Mundo na África do Sul, muitos apreciadores deste esporte, e mesmo o público em geral, já sabem que o próximo evento será no Brasil. Será mais uma importante oportunidade para ampla divulgação internacional do país e seus produtos, como de suas limitações se ocorrerem dificuldades que esperamos sejam evitadas.

Volto a repetir, estes astros são personalidades conhecidas como Gisele Bündchen, e já possuem uma imagem consolidada, como o Pelé, e podem ajudar a vender produtos brasileiros mundo afora ou ajudar a firmar a imagem do Brasil no exterior.