Detalhes da Enxurrada de Turistas Chineses no Japão
24 de agosto de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: diversas faixas de renda, interesses específicos, notícias constantes
As medidas tomadas pelas autoridades japonesas, como a dispensa dos vistos para os turistas chineses e os pacotes oferecidos pelas agências de turismo, provocam uma enxurrada de viajantes provenientes da China ao Japão, com suas variadas características. Provocam uma impressionante integração entre os dois países, com um significativo impacto sobre a economia japonesa. Os consumidores japoneses se mantêm conservadores, apesar de todas as medidas de estímulo oficial, e a demanda dos turistas chineses é bem-vinda para eles.
Os de maiores níveis de renda compram bens de luxo como relógios e aparelhos eletrônicos japoneses que gozam da imagem de apresentarem elevada qualidade. Os mais modestos, segundo notícias do jornal econômico japonês Nikkei, preferem cosméticos e roupas, portando listas que são até atendidas nas lojas de conveniência. Até as cadeias destes estabelecimentos procuram se equipar para atender as demandas destes turistas chineses.
Uma empresa de internet de Xangai fornece um cupom que dá descontos para os turistas chineses que procuram lojas japonesas de materiais eletrônicos e até department stores. Dependendo dos produtos, tais descontos chegam a 10%, e os cupons podem ser obtidos em algumas localidades, como estações de trem ou com o uso do computador.
A JTB – Japan Travel Bureau estabeleceu um entendimento com os 390 restaurantes da cadeia Watami e Za Watami oferecendo descontos para as refeições feitas pelos turistas chineses, que recebem cardápios em chinês, inglês e japonês. O uso de cartão de crédito chinês também está sendo estimulado em diversos estabelecimentos comerciais.
A pesquisa efetuada pelo jornal Nikkei mostra que os turistas chineses de classe média estão procurando conhecer as coisas comuns do Japão, como as estações termais, os restaurantes japoneses, e alguns pontos que atraem o turismo. Mas eles se interessam pela compra de cosméticos, eletrônicos, roupas, alimentos, coisas do cotidiano. E todos os serviços japoneses se preparam para o atendimento destes turistas, procurando aproveitar este importante fluxo de turistas.