Dificuldades nos Negócios Ligados ao Atum
6 de agosto de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: atum, criação, demanda mundial, mudanças e controles
Os profissionais ligados aos negócios relacionados com o atum de boa qualidade (os chamados bluefin, pois existem mais de dez espécies), mostram que existem turbulências à frente, como noticiado no jornal econômico japonês Nikkei. A demanda mundial deste produto, muito consumido na forma de sashimi e sushis ampliou-se em todos os países, inclusive na China. Os chineses que não tinham o hábito de consumir produtos crus (inclusive saladas), no seu processo de globalização estão adotando hábitos novos, e como representam 25% da população mundial, em forte ascensão econômica, ajudam a desequilibrar alguns mercados, inclusive de atum.
Os japoneses investiram pesadamente nestas atividades, inclusive com a criação de atum, como já ocorre em alguns países. No Mediterrâneo e no Atlântico, estão se propondo medidas de restrição da exportação, principalmente das espécies chamados bluefin. Ainda assim, as pesquisas efetuadas pelos organismos internacionais mostram que as pescas que demandavam cinco anos após o nascimento dos atuns caíram para três anos.
Os dados mostram que a pesca do atum está se efetuando prematuramente, sendo que 90% ocorrem com peixes de menos de um ano, segundo dados do International Scientific Committee for Tuna and Tuna-like Species in the North Pacific Ocean (ISC), o que é alarmante. Isto obriga estabelecer cotas de pesca, principalmente para pesca indiscriminada com redes gigantescas.
O Japão, maior consumidor mundial de atum, prometeu tomar medidas para o seu controle este ano, preocupando empresas que operam nestas atividades. De forma contraditória, a recente crise afetou o consumo dos atuns em casas especializadas de sushis devido aos seus altos custos, adiando os projetos de sua criação em fazendas de peixes. As empresas deixaram de arcar com as despesas de seus diretores e altos funcionários com restaurantes de luxo, que estão se mantendo com os clientes particulares.
Isto está provocando um processo em que os bons atuns, principalmente os mais gordurosos, conhecidos pelas suas partes mais nobres conhecidas como toros, fiquem quase inacessíveis, pelos seus elevados custos, encontrados somente em estabelecimentos consagrados.
Algo semelhante acaba acontecendo, também, com as barbatanas de tubarão, muito apreciadas na culinária chinesa, que passam a serem raridades encontráveis somente em restaurantes de alto custo.