Fujifilm Ampliando Suas Atividades na Medicina
30 de agosto de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Saúde | Tags: ampliando suas atividades, diversificação da Fujifilms, já tem um setor na medicina
Existe um mito na imprensa afirmando que, quando faltam notícias mais relevantes, devem-se publicar informações sobre a saúde que sempre interessam a uma parte dos leitores. Não sei se é o caso do Japão, mas muitas notícias sobre inovações na área da saúde continuam sendo publicadas por jornais importantes como o Nikkei. Deve-se constatar que assuntos econômicos de grande impacto, ou novidades políticas relevantes, continuam escassos naquele país asiático, que passa por um período difícil.
O que muitos não sabem é que a Fujifilm, mais conhecida no setor fotográfico que passa por radicais transformações, sempre foi importante também no setor de saúde. Muitos dos seus filmes são utilizados no setor de imagens, a partir do já antigo raio-x, passando por todos aqueles que necessitam de imagens digitais transformadas em chapas examináveis pelos profissionais de medicina. E ela possui uma patente muito utilizada, onde é monopolista, como na transformação de imagens de raio-x em informações digitais transmissíveis por computadores utilizando a internet.
Noticia-se, agora, numa reportagem do Nikkei que eles entraram em novos empreendimentos como a produção de peles sintéticas que ajudam os acidentados com queimaduras. Adquiriram uma importante participação na empresa conhecida como J-Tec Japan Tissue Engineering, reconhecida como detentora de importantes conhecimentos na área das peles sintéticas, para a medicina reconstrutiva.
Células colhidas de peles sadias são cultivadas em folhas similares à pele humana, para uso em transplantes nos mesmos pacientes doadores. A J Tec é a única empresa que já obteve a autorização das autoridades japonesas nesta área da medicina. Ela está envolvida no desenvolvimento de cartilagens e córneas (corneal epithelium).
A Fujifilm pretende desenvolver diversas atividades de alta tecnologia relacionadas a estes tipos de cultivos de células, mostrando como muitas empresas estão se adaptando a evolução das tecnologias, estabelecendo novos caminhos para seus negócios internacionais.