Mercado de Autos Pequenos na Índia
31 de agosto de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: autos de baixo custo, competições entre a Suzuki e a Tata, mercado hindu, países emergentes
Um interessante artigo publicado no jornal Nikkei, de autoria do jornalista Toru Sugawara, informa sobre a disputa que está ocorrendo entre a Suzuki japonesa com a Tata indiana, principalmente no segmento dos autos de pequeno porte, de custo modesto. Até o momento, a japonesa tem uma produção três vezes maior, mas a indiana está produzindo um pequeno carro que está sendo vendido, no varejo, por US$ 2.135,00, chamado Nano, que é considerado bom, principalmente para mercados emergentes, mas já apresentou problemas de qualidade. Custa cerca de metade do que custa uma motocicleta naquele país.
A Tata começou a sua produção de automóveis em 1954, estabelecendo um relacionamento com a Mercedes Benz, e possui 60% do mercado indiano de ônibus e caminhões. No que se refere aos carros de passageiros na Índia, entre abril e junho deste ano, a Suzuki contou com 43,8% do mercado.
A Tata está disposta a transformr o seu Nano no “carro nacional”, já tendo ultrapassado a coreana Hyndai no mercado indiano. É uma estratégia semelhante a que a Suzuki adotou com o seu modelo Alto, ao preço de US$ 5.556,00 no mercado japonês.
A Suzuki estabeleceu um acordo com a General Motors, e agora ampliou um amplo acordo com a Volkswagen, que é a líder no mercado chinês. A Tata adquiriu duas marcas de luxo, a Jaguar e a Land Rover, tendo uma ampla linha de produtos. Ambas as empresas contam com lideranças carismáticas das famílias fundadoras. Tudo indica que as batalhas entre as duas empresas continuarão, principalmente nos países emergentes com modelos de baixo custo.
Empresas como a Toyota, que está ampliando a sua produção no Brasil, alegam que não possuem tecnologias para carros baratos, como os indianos e chineses, tendo que contentarem com modelos médios. Ainda que tenham consciência de que o mercado se expandirá mais rapidamente nos de baixo custo.