Procurando Sinergias Dentro do Próprio Grupo
23 de agosto de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: evitando excesso de departamentalizações, sinergias dentro do próprio grupo, um exemplo concreto
Quando as empresas estavam em rápida expansão econômica, muitas procuraram criar subsidiárias que tinham como objetivo especializar suas equipes em determinadas tarefas, buscando uma eficiência decorrente do foco em negócios específicos. Parece que agora, quando a economia se torna indispensável com a acirrada concorrência, algumas procuram integrar melhor as suas subsidiárias para conseguir sinergias adicionais.
O jornal econômico Nikkei anuncia uma nova orientação do grupo Panasonic, que planeja para 2012 o completo controle de suas subsidiárias Panasonic Eletric e Sanyo, revisando seu modelo de marketing, passando a atuar com um pacote para atender todas as necessidades de uma residência ou de um edifício empresarial, inclusive energia solar. A Panasonic Eletric tem uma experiência atuando com materiais de construção desde 1935, onde as necessidades de cada residência ou edifício tinham suas carências específicas, antes mesmo de ingressarem no setor eletrônico.
A Panasonic Eletric tem uma rede de vendas com 130.000 empresas construtoras ou engenharia elétrica para fornecimento de materiais de iluminação. Ela espera utilizar esta experiência para atuar em toda a Ásia, onde o nível de renda está se elevando, e vai melhorar suas residências, tanto nas cozinhas como nos banheiros.
Os críticos apontam que o orgulho dos funcionários destas empresas dificulta a sinergia. A Sanyo também se empenhava nos seus próprios negócios, e um grande trabalho terá que se fazer para atuarem integrados. Seus dirigentes terão que se esforçar nos próximos anos para conseguir este importante trabalho, com base na antropologia cultural e empresarial.
O presidente da Panasonic, Fumio Ohtsubo, e o presidente da Panasonic Eletric, Shusaku Nagae, se apresentaram publicamente enviando mensagens neste sentido para todos os seus colaboradores.