Participação Coreana no Trem Rápido Brasileiro
13 de setembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Trem Rápido | Tags: criação de uma agência especial, diferenças nos projetos, presença de coreanos no Brasil, seus custos de produção
O jornal O Globo publica uma notícia sobre a criação de uma agência especial em Seul para concorrer na licitação do trem rápido brasileiro. Especialistas bem informados dão conta que os coreanos são os favoritos nesta disputa, por contarem com uma forte determinação do seu governo, já transmitido para as autoridades brasileiras. Fontes japonesas, normalmente bem informadas, dizem que os coreanos possuem custos baixos na produção dos vagões, e que até mesmo o consórcio japonês para manter a sua competitividade teria que produzir parte substancial dos seus na Coreia.
A experiência coreana com trem rápido já em funcionamento naquele país apresenta algumas características semelhantes com São Paulo e Rio de Janeiro. Seul teria a dimensão da capital paulista e Busan teria a dimensão de Rio de Janeiro, informando-se que a sua operação tornou-se rentável depois de um ano e meio.
Uma diferença entre os dois países é a sua topografia. Enquanto há um desnível de altitude superior a 600 metros entre Rio de Janeiro e São Paulo, o mesmo não acontece na Coreia, que é um país pequeno, com maior concentração populacional de bom nível de renda, entre outras qualificações.
Ninguém pode duvidar da capacidade e determinação dos coreanos para conquistar um projeto desta natureza no Brasil que os qualificariam para outros em países de grandes dimensões geográficas. Existe uma forte coordenação governamental naquele país com os poucos grandes grupos privados, atuando como uma verdadeira Korea Inc., com flexibilidade e velocidade.
Com estudiosos de outras experiências, inclusive a japonesa, estão dotados de capacidade para absorver todas as técnicas de redução dos seus custos de construção e operação, ainda que não revelem a sua estratégia para a concorrência.
Como a licitação brasileira coloca como condições relevantes o máximo de capital próprio do consórcio e tarifas máximas para as passagens, muitos entendem que os coreanos se encontram entre os favoritos. O clima que se constata em Seul sobre esta disputa é de elevada confiança na sua competitividade.