Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Informações de Maglev de Xangai

11 de outubro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Trem Rápido | Tags: informações disponíveis, Maglev de Xangai, monorail com levitação

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Um visitante do site asiacomentada.com.br sugeriu que incluísse um vídeo sobre este trem rápido, que poderia interessar alguns internautas. Acatando a boa idéia, saímos à procura deste vídeo, mas somente conseguimos uma visita virtual que pode ser acessada utilizando-se no Google, “SMT Shanghai Maglev Transportation Development Co.Ltd.”, que dá uma visão deste sistema que pode ser utilizado naquela cidade, com uma tarifa modesta de 50 yuan.

Quando no seu interior, pode-se constatar que a viagem do Aeroporto de Pudong, onde se localiza o seu terminal, até a estação do Longyang Road, cobrindo uma distância de 30 quilômetros, pode ser feita em curto espaço de tempo, com grande conforto, pois não se sente nem a aceleração e nenhuma trepidação. Fica-se impressionado, pois o velocímetro no interior do vagão indica que em cerca de três minutos já se atinge a velocidade de 300 quilômetros horários, sendo que no teste experimental chegou a cerca de 450 quilômetros.

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Fotos do trem rápido que liga o Aeroporto de Puydong a Estação de Longyang Road

Percorrendo de automóvel o trecho que vai de Xangai ao Aeroporto de Pudong, que impressiona pela sua dimensão, nota-se que a distância parece a de São Paulo ao Aeroporto de Viracopos, por uma rodovia de elevada qualidade. Verifica-se que este Maglev, cuja tecnologia original é alemã, parece adequado para uma distância como esta, ligando pontos de intenso trânsito, com muito passageiro de elevado nível econômico. O de Xangai, pelo preço cobrado, deve estar altamente subsidiado, servindo como demonstração para os estrangeiros.

Os visitantes do site poderão notar que a qualidade das estações, bem como o design do conjunto, é extremamente impressionante, e o conforto dos passageiros é equivalente aos dos melhores trens rápidos do mundo, tanto europeus como japoneses, ainda que não sejam de alto luxo.

Para os passageiros sul-americanos, acostumados ao transporte de muitas bagagens, pode haver um desconforto no seu transporte, mas a maioria dos atuais costuma levar somente uma pequena mala dotada de rodas, o que é perfeitamente adequada. Até porque muitas companhias aéreas estão impondo restrições para as bagagens.

Monorails de diversos tipos estão sendo utilizados em muitas metrópoles mundo afora. Tudo indica que podem cogitados para estas ligações com aeroportos, ou complementações de sistemas de transporte como os metropolitanos, sendo necessário o cuidadoso exame da sua viabilidade econômica. Mas que impressionam os turistas, não há dúvida.

Boa viagem.