Japão Preocupado em Reduzir sua Dependência da China
6 de outubro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: opiniões do jornal Nikkei, problemas entre o Japão e a China, verdadeira campanha
Um editorial do jornal japonês Nikkei explicita as preocupações que vem se acumulando com os atritos entre Japão e a China, tanto pelos incidentes com navios de ambos os países como pela disputa de uma ilha denominada Senkaku. Os japoneses entendem que os chineses estão aumentando seus investimentos na área militar e que as relações bilaterais estão num ponto de inflexão, o que constitui em problemas para o mundo.
O Japão considera que precisa diversificar suas fontes de abastecimento de matérias-primas, não podendo ficar dependente da atual China. Informa que quando Deng Xiaoping visitou o Japão, há 32 anos passados, a China ainda estava iniciando o uso dos mecanismos de mercado, e ele solicitou a assistência japonesa.
Mas a China entrou num rápido processo de desenvolvimento, e hoje é 11 vezes maior que há 20 anos passados. O Japão deixou de emprestar para a China em 2007, o que acontece hoje com muitos países europeus e os Estados Unidos. Segundo o jornal, a China enfrenta problemas internos com seus cidadãos encorajando medidas diplomáticas duras para unificar sua opinião pública.
Com o seu sistema autoritário, toma medidas restritivas, tais como prendendo japoneses e limitando suas exportações de terras raras. Os problemas trabalhistas na China estão criando dificuldades para empresas japonesas. Usando o seu mercado como armamento, segundo o jornal, o Japão necessita exigir o respeito às regras da comunidade internacional.
Segundo o Nikkei, o Japão deve acelerar o estabelecimento de acordos de livre comércio com economias em rápido crescimento como a Índia, o Brasil e países do Sudeste Asiático, para reduzir a sua dependência com relação à China. Segundo ele, os japoneses devem utilizar as mesmas medidas que os chineses, restringindo o fornecimento de componentes eletrônicos. Bem como fortalecer sua economia para contar com recursos para sua própria defesa.
Para se compreender estas posições japonesas, deve-se notar que muitos dos produtos encontrados em seus supermercados são supridos pela China. O turismo dos chineses para o Japão constitui em uma verdadeira invasão, ajudando sua precária economia, que está estagnada por décadas. Os japoneses dependem totalmente dos norte-americanos para a sua defesa externa, e enfrentam problemas com os soldados que se encontram nas bases japonesas.
As demandas de produtos agropecuários da China, bem como de muitas matérias-primas do mercado internacional, acabam sofrendo elevações de preços para os japoneses, com as grandes compras chinesas. O episódio da soltura de tripulantes dos navios chineses representou uma humilhação para os japoneses.
Lamentavelmente, estes atritos bilaterais acabam se refletindo no cenário internacional, causando perturbações indesejadas para todos.