Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças que se Processam no Japão

16 de outubro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: comportamento das empresas, mudanças que se processam no Japão, participação feminina

Muitos analistas entendem que o Japão está totalmente estagnado sem que mudanças importantes estejam ocorrendo no seu interior para ajustar-se à crise que enfrentam. Mas muitas notícias contrariam esta percepção mais superficial, pois relevantes alterações continuam ocorrendo naquela economia. São constantes as informações de que empresas japonesas, mesmo as de grande porte, transferem parte de suas atividades para o exterior, onde os custos de mão-de-obra são mais razoáveis e o câmbio permite que mantenham atividades exportadoras, mesmo que estes processos sejam complexos. Algumas redes de serviços estão ampliando suas atividades no exterior, para compensar a falta de dinamismo no mercado interno.

Agora, noticiam-se que as mulheres jovens obtiveram salários médios superiores aos dos homens, como constatou do despacho da Reuters, reproduzido em O Globo. Ainda não se pode afirmar que isto seja uma tendência, mas de qualquer forma é uma mudança significativa. Ao mesmo tempo, o jornal Nikkei informa que a longa tradição japonesa de uso de moldes bem elaborados está se alterando, como forma das empresas se manterem competitivas num mercado de rápidas mudanças de moda.

bandeira tradicional bandeira

Bandeira tradicional japonesa e a raiada, de guerra

Afirma-se que fabricar estes moldes era a base da indústria japonesa. Para um exemplo, um determinado modelo de armação especial de óculos era fornecido por um fabricante, inclusive em lojas de elevado prestígio, com preços altos. Os moldes da empresa Works eram submetidos a grandes pressões e só comportavam a produção de 300 unidades. Novos moldes podem ser utilizados para produzirem 3.000 unidades, com o mesmo fabricante usando uma nova marca, para provocar a diferenciação. Novos moldes que estão sendo fornecidos, até para o exterior, não apresentam a precisão tão elevada, que não é mais requerida pelos consumidores. Até os moldes estão sendo fabricados no exterior, com menor tempo de entrega e a custos mais baixos.

Made in Japan” não tem mais o sentido que tinha no passado, tanto que muitos produtos já ostentam “Made in China”, sem nenhuma dificuldade, pois seus preços são mais baixos e são, praticamente, descartáveis.

Outra empresa japonesa, a Tamron, produz lentes sobressalentes para câmeras digitais. Seus moldes levavam 90 dias para serem fabricados e agora levam somente 9 dias. Os moldes tradicionais eram produzidos com uma pequena folga e agora, com o uso de computadores sofisticados, as lentes são fabricadas exatamente dentro das especificações.

A velocidade no processo de produção se tornou fator importante para manter a competitividade em muitas empresas como as citadas. Isto mostra que as estatísticas, como o do PIB (Produto Interno Bruto), também perderam o significado do passado. O uso do PNB (Produto Nacional Bruto) seria mais conveniente, pois envolve também o que provém do exterior, e as empresas japonesas estão passando a ser multinacionais. Como as norte-americanas que, ainda que não cresçam internamente, expandem no exterior, inclusive na China e em outros países emergentes.