Notícias que se Destacam
24 de outubro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais | Tags: notícias de destaque, o drama dos mineiros chilenos e suas famílias, Pelé, permanência nos veículos de comunicação
Só se percebe claramente a importância de uma notícia para o mundo quando ela se sustenta por um bom período nos veículos de comunicação. O drama dos mineiros chilenos e seus familiares, além de conquistar uma audiência recorde em muitas televisões de todo o mundo, continua contando com desdobramentos que dão a dimensão de sua importância. Acabou provocando uma solidariedade universal, além de mostrar os esforços que foram feitos, utilizando tecnologias avançadas. E mais importante, resultou em sucesso, ainda que suas sequelas possam se prolongar por muito tempo.
Os 70 anos de Pelé, considerado o atleta do século, é outra notícia que vem ocupando um espaço importante em muitas partes do mundo. Sou testemunha do conhecimento de suas façanhas nos confins da Ásia. Ao informar que eu era um brasileiro, a primeira imagem que surgia nos meus interlocutores era: Pelé! Nenhum outro brasileiro se identificou com o Brasil como ele, sendo reconhecido por todo o mundo. Recentemente, na Expo Xangai 2010, quando no Pavilhão Brasileiro se exibia um gigantesco vídeo com o futebol brasileiro, notei que muitos chineses que assistiam à exibição exclamavam: Pelé!
Resgate dos mineiros soterrados no Chile e os 70 anos de Pelé: eventos que marcam
Neste mundo conturbado, com muitos desastres naturais, com confrontos de interesses de muitos países, com complexos problemas de difícil solução, sente-se o refrigério com as boas notícias.
As inúmeras reportagens que continuam sendo feitas sobre os dramas dos mineiros chilenos e seus familiares, os esforços para o resgate, tudo isto nos emociona fortemente, não cansam de despertar o nosso espírito de solidariedade, como se estivessem acontecendo com pessoas que são nossos velhos conhecidos, identificados conosco. Continuamos torcendo para que se recuperem plenamente, inclusive dos problemas psicológicos, não só de situações extremas, como as atenções de toda a imprensa cujo assédio deve diminuir com o tempo, deixando um clima de abandono.
Rever os principais feitos de Pelé não cansa nunca, admirados como obras de um gênio, que preserva a sua postura com a mídia e multidões dos seus admiradores em todo o mundo. A beleza plástica de algumas de suas jogadas, o soco no ar que marcou as comemorações dos seus gols, fica na memória coletiva, despertando um prazer inusitado nos seus milhões de fãs.
Aquele humilde menino chegou aos 70 anos e ainda emociona legiões em todo o universo, inspira jovens e pobres jogadores que o imitam, tentam superar os gols que ele quase conseguiu, seguir o seu exemplo. Sonham também obter o mesmo sucesso.
São fatos que revelam a humanidade que existe em cada um de nós. Mostram que somos humanos, com nossas fraquezas e tristezas como com alegrias que acabam dando sentido para as nossas vidas.