Resgate dos Mineiros Chilenos Emociona o Mundo
13 de outubro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais | Tags: competência chilena, inovações nas tecnologias dos resgates, outras inovações, solidariedade mundial | 2 Comentários »
Poucos assuntos merecem a atenção do mundo como este dramático resgate dos mineiros chilenos, provocando um coletivo sentimento de solidariedade que deve ser canalizado não só para operações similares no futuro. Assistindo pela televisão, eu estava mais nervoso do que aqueles que participavam diretamente da operação.
O que é preciso destacar é a competência do Chile, este nosso vizinho da América do Sul, que a partir da possibilidade de um resgate no período próximo ao Natal, que muitos mineiros não conseguiriam resistir, obteve-se a antecipação de mais de um mês e meio da conclusão da operação. É mais que elogiável a persistência nos duros trabalhos para superar os obstáculos que foram encontrados, inclusive mantendo elevada o moral dos mineiros aprisionados.
Não resta senão apresentar as mais efusivas congratulações a todos que estiveram envolvidos neste dramático episódio, os mineiros, seus familiares, as equipes de resgate e todas as autoridades que não mediram esforços para o sucesso da operação.
Alex Vega beija sua mulher após sair da mina. Foto: EFE
Muitas lições serão obtidas nos próximos meses desta sofrida experiência que ajudarão a humanidade a aperfeiçoar os procedimentos nas situações extremas. Inicialmente, do ponto de vista da operação de resgate em si, mas também na área do comportamento humano nestas situações limites. Para os leigos, as primeiras imagens indicam que os mineiros estavam fisicamente bem logo após serem retirados do isolamento forçado, mas somente exames mais cuidadosos poderão comprovar os efeitos das situações em que ficaram. A medicina vai aproveitar todas estas lições.
O aspecto psicológico terá avanços importantes, pois os seres humanos continuam sendo comandadas pelo cérebro que condiciona o aspecto físico. A convivência forçada de um grupo de seres humanos, em condições tão limitadas, por um período incerto e longo, sempre apresenta complexidades bem acima das usuais.
A esperança é reconhecida como uma das motivações mais importantes dos seres humanos, e o melhor conhecimento do seu papel que deve ser aproveitado para outras situações. Na realidade, o aperfeiçoamento dos seres humanos só ocorre quando há dificuldades, como as destes mineiros que foram extremas impostas pelas circunstâncias.
Há muito que se refletir sobre este episódio, também para os que vivem se lamentando com dificuldades infinitamente menores, como nós mesmos. O regozijo com o sucesso deve ser contido, pois as consequências de prazo mais longo ainda não são conhecidas, mas tudo indica que serão cuidadosamente acompanhados pelos mais qualificados profissionais de cada setor. As minerações de todo o mundo devem adquirir a consciência que precisam proporcionar melhores condições de trabalho para os mineiros.
Quem superou grandes obstáculos merece a nossa confiança de que será capaz de suplantar outros que ainda podem surgir. A humanidade tem razões para a euforia, nestes tempos tão difíceis, onde os verdadeiros heróis são raros, e todos nós precisamos deles que não são virtuais nem meras criações artísticas.
O Chile, um país pequeno e extremamente montanhoso, já provou em outros campos, como a política e a economia, a sua competência. Agora dá uma demonstração de sua capacidade para se mobilizar em solidariedade humana. Vai continuar a se esforçar para superar suas dificuldades, mas estamos confiantes que episódios como estes vão reforçar o seu espírito de luta.
Raras pessoas talvez tenham ficado imunes a essa comoção, a apreensão dos primeiros instantes dos resgates: a torcida, a esperança pelo sucesso. Nos resgata também repensar valores como egoismo e solidariedade, solidão e companheirismo, fragilidade e força dos seres humanos.
Cara Naomi Doy,
Este episódio, além dos conhecimentos que ele proporciona, provoca a reflexão de todos que foram atingidos por este dramático acontecimento, de uma forma ou outra. Acho que, mais que exposições de teses brilhantes, um fato concreto como este provoca introspecções que acabarão beneficiando toda a Humanidade, ainda que os dramas ainda tenham desdobramentos difíceis de serem imaginados. Os seres humanos, com toda a sua complexidade, foram atingidos e haverá discussões sobre a sua exploração como já ocorre com os familiares das vítimas. A consciência que os mineiros e outros trabalhadores sujeitos à riscos merecem melhores proteções vai se impôr, pois as tecnologias já estão disponíveis, dependendo da vontade política que vai acabar prevalecendo às eventuais resistências de empresarios gananciosos. Assim caminha a Humanidade.
Paulo Yokota