Culinária Andina no Brasil
20 de novembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Gastronomia | Tags: influências incas, multiplicação dos restaurantes inspirados na culinária peruana no Brasil, uso dos peixes do Pacífico
Acompanhando a multiplicação de restaurantes da culinária asiática no Brasil, observa-se o aumento recente de estabelecimentos que procuram apresentar cardápios andinos, principalmente peruanos, que trazem contribuições do que os incas deixaram para o mundo. Além de utilizarem muitos frutos do mar frescos, como no caso dos mais conhecidos como ceviches, que tiram partido dos bons peixes abundantes no Pacífico, também fazem uso de cereais como o quinoa, deixados pelos incas, que reconhecidamente são benefícios para a saúde dos seres humanos.
Os brasileiros eram avessos aos peixes crus, mas com a multiplicação de restaurantes servindo sushi e sashimi, os frequentadores destes estabelecimentos começaram a apreciá-los, o que levou a experimentar os com temperos mais tropicais, como os ceviches. Somaram-se aos que visitaram os Andes e passaram a apreciar a sua culinária. Um restaurante de nome Killa, que significa lua, explica em seu site (www.killa.com.br) a sua influência nos ciclos também na culinária, à semelhança do que acontece no Oriente.
Este restaurante, bastante elogiado pela imprensa especializada, conta com um ambiente acolhedor, com um cardápio rico em pratos que mostram a variedade disponível nos Andes, com a influência da colonização espanhola, lembrando as importantes contribuições da civilização inca.
Enriquecem as opções disponíveis em São Paulo, tanto nas interessantes entradas, nos pratos principais como nas sobremesas, acompanhadas das bebidas que são marcantes naquela região, não se restringindo somente aos frutos do mar, mas fazendo uso de condimentos que se diferenciam nas diversas regiões da América do Sul. Suas apresentações são agradáveis, como as que estão predominando recentemente nas culinárias contemporâneas.
Localizado nas proximidades dos bairros de Pompéia e Perdizes, que estão multiplicando bons restaurantes, que atendem os consumidores residentes nos seus arredores, mas também atraem os provenientes de outros bairros de São Paulo, interessados em novidades e na boa culinária.
Deixamos sugestões no sentido de acompanharem as mesmas tendências universais de utilizarem menos sal e frituras, talvez tirando partido da flor de sal, abundante nos vizinhos Chile e Bolívia, mais benéficos à saúde, como os de inspiração peruana.