Consumo do Pastel Chinês
23 de dezembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: consumo no solstício de inverno, pastel chinês
O que se conhece popularmente no Brasil como pastel chinês (jiaozi em chinês, dumpling em inglês, guioza em japonês) é largamente consumido no solstício de inverno na China. Dizem que todas as mulheres de uma família se reuniam como num clã, por dias, preparando este pastel que é consumido no dia que começa o rigoroso inverno daquele país, que este ano caiu no dia 21 de dezembro. Todos consomem uma enormidade desta iguaria, e o China Daily mostra com muitas fotos como hoje são preparados, havendo até aqueles que são apresentados nas lojas na sua forma congelada.
Em todo o mundo este produto é de largo uso, mas ele se apresenta de forma adaptado, e é consumido das mais variadas formas, fritos, cozidos, em sopas, no vapor, mas sempre deliciosos. Com uma massa delicada, quem está preparando envolve habilmente um recheio que costuma conter um pouco de carne temperada. Certamente Marco Polo e os portugueses trouxeram-no para o Ocidente, fazendo novas adaptações.
Para ver as fotos clique neste endereço: Winter Solstice a time for dumplings
Pelos restaurantes mundo afora, cada um apresenta a sua versão, havendo os que são quase divinos, leves, deliciosos, mas comerciais. Eles fazem parte da cultura profunda da China, daquele povo, fazendo parte das lembranças dos chineses, de sua infância. Poucas, mas ainda existem aquelas que cultivam estes costumes em suas casas, desprezando os apresentados nos restaurantes, que consideram banais. Mas para os estrangeiros que não viveram naquele país, parecem ótimos, mesmo sabendo que não são autênticos.
O máximo que se pode usufruir é com as fotos (vale a pena acessar o China Daily), quando não se tem o privilégio de gozar da amizade de uma tradicional chinesa, que mantenha seu dote de culinária, como a sábia Dona Lee, que continua dando suas aulas de desenho e caligrafia chinesa.