Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Pesquisa Científica no Brasil Chama Atenção

6 de dezembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: a revista Science, pesquisas científicas no Brasil, pré-sal, produção agropecuária

A Science, uma das mais respeitadas revistas internacionais sobre pesquisas científicas efetuadas mundo afora, publicou um artigo do brasileiro Antonio Regalado mostrando que o Brasil vem aumentando os seus esforços nestes trabalhos. As publicações dos papers brasileiros estão aumentando, como indica a entidade especializada Thomson Reuters, que faz tais levantamentos, tendo ultrapassado alguns países como a Holanda, Israel e a Suíça.

Os gastos em pesquisas são maiores no Japão, nos Estados Unidos, na China e na Rússia, mas o Brasil já figurava em 5º lugar em 2007, e as patentes norte-americanas continuam extremamente elevadas demonstrando sua eficiência, como ilustram alguns gráficos abaixo.

inline-graphic-2 inline-graphic-3

inline-graphic-4

O Brasil vem aumentando de forma significativa estas pesquisas, ocorrendo uma espécie de boom tanto na produção agrícola, na ecologia como na área de doenças infecciosas. Alguns pesquisadores como Miguel Nicolelis, um neurobiologista brasileiro, que trabalha para implantar um centro de pesquisas no nordeste, informa que energia renovável, agricultura, água, genética das plantas e dos animais estão sendo pesquisadas. Conta com alguns cientistas que estão na ponta do conhecimento científico.

Os trabalhos relacionados com o pré-sal estão sendo pesquisados, por iniciativa da Petrobras, em águas profundas, estimulados pelos investimentos efetuados pelo governo, utilizando algumas entidades acadêmicas. Há, segundo alguns, uma mudança na forma brasileira de pensar no assunto, com a ciência transformando a economia da nação, como uma das forças propulsoras.

Estas pesquisas envolvem, também, empresas privadas como a Vale, e entre elas algumas multinacionais, como a General Eletric, que estão instalando centros de pesquisas. A Amazônia com a sua rica biodiversidade vem necessitando de pesquisas adicionais, mas também existem limitações de recursos humanos, que acabam se concentrando em grandes metrópoles como São Paulo.

Alguns pesquisadores brasileiros que estavam no exterior estão retornando ao Brasil, mas ainda existem muitos obstáculos, como recursos insuficientes para as pesquisas. Existem disparidades dentro do país, mas nota-se um esforço oficial para que tais pesquisas sejam incentivadas, utilizando-se do que se dispõe nos grandes centros acadêmicos.

De qualquer forma, estas pesquisas que eram insignificantes no Brasil já começam a ser notadas por revistas como a Science, mas mostram ainda que existe muito esforço a ser efetuado nos próximos anos, inclusive com o aumento da infraestrutura para tanto.