Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Competição da Caligrafia Shodo

5 de janeiro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: notícia veiculada pela Reuters, publicado no China Daily e no Japan Today | 8 Comentários »

Entre os acontecimentos que marcam o Ano Novo no Japão está se tornando tradicional a competição de Shodo, a escrita caligráfica que teve origem na China e ganhou popularidade no Japão. A agência Reuters distribuiu a notícia que acabou sendo publicada, entre outros jornais, no China Daily e no Japan Today, mostrando o destaque que ela mereceu.

Como é do conhecimento geral, os ideogramas chineses (kanjis) e as simplificações adotadas no idioma japonês favorecem (katakana e hiragana) a prática do Shodo que compreende exercícios que aperfeiçoam os estilos gesticulares, que acabaram consagrando artistas como Manabu Mabe na pintura. Os especialistas afirmam que a personalidade dos artistas acaba se refletindo nos seus trabalhos, havendo muitos consagrados cujas obras são disputadíssimas.

kanji2

Participantes do concurso de shodo em foto publicada no Japan Today

Segundo a notícia, mais de 11.000 candidatos se apresentaram, mas foram selecionados somente cerca de 3.000 de diferentes graus de escolaridade. Eles utilizam um papel especial feito de arroz, usam um pincel e uma tinta semelhante ao conhecido como “nankin”, e competem para receber o Prêmio Primeiro Ministro.

Mais que nas caligrafias existentes em todos os idiomas, os especialistas explicam que os ideogramas favorecem a expressão dos seus autores. Os conhecidos calígrafos chineses e japoneses, desde épocas remotas, expressaram seus sentimentos em versos e outras obras, sendo as mais conhecidas as dos grandes mestres do budismo.

Nos espaços mais nobres de uma residência ou uma instituição como um “ryotei” (restaurantes finíssimos) existem os espaços conhecidos como “tokonoma” onde costumam aparecer os seus trabalhos.

Para os leigos, alguns parecem até borrados, mal delineados, mas muitos são detalhes deixados pelos grandes artistas, que pode ser somente de um ideograma.


8 Comentários para “Competição da Caligrafia Shodo”

  1. Lady Dell
    1  escreveu às 08:17 em 16 de outubro de 2013:

    Iniciei meu curso em setembro, assim que vi meu Mestre Meishu Sama e suas maravilhosas caligrafias, fiquei encantada! Para minha alegria a escola fica a 2 quadras de onde moro, um verdadeiro milagre! Me inscrevi no curso e também indiquei a minha irmã para faze-lo. Estamos encantadas e a cada aula nossas expectativas aumentam….Porque desejamos cada vez mais dedicar na nossa busca pela perfeição! Moro em Santos e faço o curso na Associação Japonesa de Santos.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 18:53 em 18 de outubro de 2013:

    Cara Lady Dell,

    Parabéns. Dedique-se, pois não existe um limite.

    Paulo Yokota

  3. Emanoela
    3  escreveu às 16:12 em 18 de maio de 2017:

    Olá, no Brasil também tem esses tipos de competição de shodo?

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 09:05 em 19 de maio de 2017:

    Cara Emanoela,

    Sim, existem poucos e limitados, pois o estudo da língua japonesa é muito restrita.

    Paulo Yokota

  5. Emanoela
    5  escreveu às 21:22 em 19 de maio de 2017:

    Interessante. A pessoa que tem aula de shodo pode participar dessas competições?

  6. Paulo Yokota
    6  escreveu às 10:34 em 21 de maio de 2017:

    Cara Emanoela,

    Acredito que sim, mas evidentemente é preciso saber escrever em japonês ou chinês, pois estas técnicas, que eu saiba começou a muito tempo atrás na China.

    Paulo Yokota

  7. Emanoela
    7  escreveu às 12:54 em 22 de maio de 2017:

    Pois tenho aulas de japonês, sera que teria chance de competir? Preciso de certas informações sobre isso.

  8. Paulo Yokota
    8  escreveu às 13:56 em 22 de maio de 2017:

    Cara Emanoela,

    Por favor, consulte a Aliança Cultural Brasil Japão.

    Paulo Yokota