Conveniência de se Observar o Mundo
10 de janeiro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: experiências externas, muitos exemplos, publicações brasileiras
Ninguém tem dúvidas que cada mercado tem suas próprias características e nem sempre é possível adaptar os modelos que foram desenvolvidos no exterior. No entanto, sempre parece interessante observar os que existem em outros países para aperfeiçoar que se faz internamente, funcionando como uma espécie de benchmarket. Foi lançada recentemente em São Paulo uma revista em inglês de nome Time Out, mensal, para orientação dos estrangeiros que visitam a cidade, que já existem em outras grandes metrópoles do mundo.
Ainda que seja similar a muitas que acompanham jornais e revistas brasileiras, observa-se que existem alguns aspectos que explicam por que elas obtém sucesso no exterior. Algo paralelo com o que vem acontecendo com os jornais gratuitos que são distribuídos na cidade, bem como os que apresentam anúncios relacionados a empregos, que também foram inspirados no que já se fazia no exterior. Esta revista pode ser encontrada na sua versão como site na internet: www.timeout.com/sao-paulo
Ainda que esta revista tenha sido lançada depois de outras similares existentes no Brasil, sempre é interessante observar como se apresentam para estrangeiros, podendo contribuir para o aperfeiçoamento do que vem sendo feito. O número de janeiro de 2011 mostra que seus responsáveis também estão aprendendo a trabalhar com o mercado paulista, apresentando algumas matérias de interesse.
Parece interessante até para observar o tipo de redação dado em inglês, para o aperfeiçoamento daqueles que desejam ter um domínio mais completo deste idioma. Um exemplo interessante é o artigo do jornalista Gibby Zobel, inglês, que aparece na seção Travel, com o título Into the wild, referindo se a Itatiaia.