Turistas Chineses no Japão no Festival da Primavera
11 de fevereiro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia | Tags: outlets especializados, turistas chineses aumentaram em 20%, utilizações de cartões de débito
Apesar das dificuldades diplomáticas entre a China e o Japão, durante os feriados do Ano Novo Lunar chinês, que também chamam de Festival da Primavera, quando muitos turistas aproveitam para visitar o exterior, o fluxo deles para visitar algumas localidades japonesas aumentaram em cerca de 20% com relação ao ano passado. Foi uma injeção de vendas que muitas lojas de porte médio do Japão não esperavam. Comparando 2010 com o ano anterior, os dados japoneses estimam que houve um crescimento de 40% no número destes turistas chineses.
Aos locais tradicionais de compras das grandes cidades japonesas, estes turistas estão preferindo outlets que estão se especializando no atendimento. Estão sendo construídos por tradicionais investidores japoneses em imóveis. São em cidades de porte médio do Japão, que necessitam providenciar funcionários falando mandarim para atender estes turistas, bem como aparelhados para receber pagamentos em renmembi, ou em cartões de débitos chineses, como o UnionPay. Na Província de Shizuoka, um outlet com cerca de 200 lojas, Gotemba Premium Outlet, com vista privilegiada para o Monte Fuji, foi uma das privilegiadas.
Turistas chineses invadem loja da Louis Vuitton no Japão
As estimativas japonesas são de que tais turistas chineses continuarão a crescer no Japão. Empresas tradicionais, como a Mitsubishi Estates e a Mitsui Fudosan, planejam construir outlets especializadas na proximidade do Aeroporto de Narita.
Estes fatos estão sendo noticiados, inclusive no Financial Times, pelo jornalista Lidsay Whipp, que compara o fenômeno com o que aconteceu com os japoneses em torno de 1980 quando as lojas de Paris, Milão, Londres e Nova Iorque eram invadidas por turistas japoneses que desejavam adquirir produtos utilizando as moedas japonesas.
Os turistas chineses continuam apreciando as griffes internacionais, principalmente de produtos Made in Japan, ainda que seus conteúdos sejam chineses. Consideram de qualidade superior e são considerados presentes de prestígio para seus amigos na China.