Literatura Chinesa Atual de Diferentes Ângulos
29 de maio de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: divulgados pelo China Daily, muitos livros publicados, os de Qiu Xiaolong, policiais e Xangai atual
Mais que natural que uma população como a chinesa conte com milhares de livros lançados constantemente, de mais variados autores. Mas poucos merecem uma referência do China Daily, o que atrai uma atenção especial, pois abrange um elevado número de leitores em todo o mundo. Num artigo de Zhang Kun, menciona-se que Qiu Xiaolong é poeta e tradutor que mora atualmente em Missouri, nos Estados Unidos, mas visita constantemente Xangai, onde nasceu e se criou. Ele recebeu o prêmio Anthony como autor da melhor novela sobre mistérios, e o seu personagem Inspector Chen Cao já ocupa seis livros. Ele é PhD pela Universidade de Washington, e seus livros merecem os mais efusivos elogios da crítica.
O seu livro mais recente, de 2010, “Years of Red Dust: Stories of Shanghai” (tradução livre, Anos da Poeira Vermelha: Histórias de Xangai) é uma coleção de histórias entrelaçadas sobre esta linha vermelha que separava setores em que estava dividida a cidade. Ele acompanha a evolução que vem ocorrendo na China, desde quando foi vítima da Revolução Cultural.
O autor já efetuou diversos trabalhos, além dos seus livros. Ajudou a produzir alguns documentários para a televisão alemã, na linha vermelha onde passou a sua infância e juventude. Ele informou ao China Daily que pretende publicar três coleções com crônicas dos que moravam por lá. O sucesso que conseguiu escrevendo sobre esta região, segundo o autor do artigo, foi acidental.
Durante a Revolução Cultural (1966 a 1976), como muitos jovens, ele foi transferido para o interior para uma “reeducação”, tendo trabalhado numa fábrica para produzir uniformes, luvas e chapéus para os trabalhadores. Ele gastou o tempo livre para estudar inglês.
Em 1978, ele ingressou na Beijing International Studies University, tendo obtido a pós-graduação sobre o poeta e tradutor Bian Zhilian na Academia Chinesa de Ciências Sociais. Foi para os Estados Unidos em 1980.
Já encomendei este livro, pois todas as recomendações existentes criam uma grande expectativa.