Toyota Muda Sua Estratégia de Atuação Internacional
24 de maio de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais | Tags: enfrentando as dificuldades, novas associações, outras mudanças necessárias
A Toyota, depois de afetada na sua imagem com os maciços recalls que foi obrigada a efetuar em todo o mundo, está tomando algumas medidas importantes para mudança da sua estratégia de desenvolvimento, visando recuperar a sua posição, com novas formas de relacionamento com seus veículos e clientes. Alan Ohnsman, do Bloomberg, numa notícia publicada em O Estado de S.Paulo, informa que a Toyota assume a necessidade de mudança na administração da segurança de seus veículos, no mínimo no mercado norte-americano, admitindo a sua descentralização. O jornal japonês Nikkei informa que o seu presidente Akio Toyoda anunciou a associação com a Microsoft e com a Salesforce, visando tecnologias para se comunicar com seus clientes mediante tecnologias de controle remoto com os seus produtos.
Ainda que a Toyota seja uma empresa originária da produção de teares, tendo desenvolvido internamente dentro de sua organização tecnologias para a indústria automobilística, acabou sofrendo dificuldades com a eletrônica embarcada, que não era a sua especialidade. Espera-se que a sua associação com a Microsoft e com a Salesforce permita-lhe superar parte destas dificuldades.
Akio Toyoda e Marc Benioff
A Toyota vem percebendo que nas suas atividades internacionais suas raízes no exterior ainda não eram suficientemente fortes e acabaram enfrentando revezes que afetaram profundamente a sua imagem. Estas associações agora anunciadas devem proporcionar-lhe bases sólidas para seus futuros desenvolvimentos.
Informa-se que os veículos e seus clientes serão comunicados sobre o nível dos combustíveis disponíveis como o estado dos pneus que estão em uso, entre outros dados. A Microsoft está habilitada a produzir as bases de software e a Salesforce com a comunicação com os veículos e os clientes. Juntas, as três companhias pretendem criar um novo futuro para os veículos.
A Toyota e a Salesforce desenvolverão em conjunto o serviço Toyota Friend, que será oferecida inicialmente aos motoristas dos novos veículos elétricos e híbridos que será lançado em 2012, que pelo tweets e celulares receberão informações como baterias com baixas cargas. A Microsoft utilizará suas tecnologias de dados como comunicação para fornecer variadas informações para os clientes. A Toyota opera em 80 países e necessita de serviços que possam ser utilizadas em todo o mundo, de forma global.
Certamente, estes acordos são importantes para uma maior internacionalização da Toyota, mas sente-se ainda que sua publicidade que continua utilizando uma empresa japonesa não está ajustada às necessidades mundiais. O seu marketing ainda se baseia na qualidade dos seus produtos, quando outros mercados podem estar demandando outras qualificações.
A sua maior internacionalização só ocorrerá quando aumentar o poder de decisão local em cada mercado em que está presente e que apresenta especificidades diferenciadas, que só podem ser percebidas por profissionais realmente enraizadas nas culturas locais.