Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Difícil Administração do Tempo Escasso

27 de julho de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: algumas leituras em pauta, comentários incompletos, escassez de tempo

 ImagemLivroPY1Para a maioria das pessoas, dentro das prioridades individuais, o tempo disponível acaba sendo difícil de ser administrado. Existem informações sobre alguns livros interessantes para postar neste site, mas a escassez de tempo não permite uma leitura mais cuidadosa. Entre eles, destaco “Trilhos na Selva”, de Rose Neeleman e Gary Neeleman, da Editora BEl (com til no I), São Paulo, 2011, que traz uma documentação preciosa sobre a construção da ferrovia Madeira-Mamoré, do qual só tive a oportunidade de ver seus destroços em Porto Velho, Rondônia. Traz novidades nem sempre conhecidas dos brasileiros, com ricas fotos da época de Dana Merrill, bem como documentações com algumas reproduções de jornais em inglês “The Porto Velho Marconigram”, publicados em torno de 1910.

Tive a oportunidade de trabalhar intensamente em Rondônia onde existem monumentos que deveriam ser conhecidos pelos brasileiros, como o Forte Príncipe da Beira, que foi construído pelos portugueses entre 1766 e 1776, às margens do atual rio Guarajá-Mirim na fronteira da Bolívia, e que se encontra preservado adequadamente. Foram marcos que justificaram que o Acre fosse incorporado ao Brasil, nas negociações diplomáticas conduzidas por Rio Branco, que obrigaram que fosse construída a ferrovia Madeira-Mamoré para transpor as cachoeiras existentes naquele trecho do rio. O livro relata a epopeia dos norte-americanos que comandaram a construção desta ferrovia, com a participação dos confederados que vieram para a hoje cidade de Americana, no Estado de São Paulo. Lá foram encontradas preciosas documentações, inclusive fotográficas, que foram milagrosamente preservadas até a publicação deste livro.

Forte Príncipe da Beira

ImagemLivroPY2Outro livro é o muito recomendado internacionalmente, “Monsoon – The Indian Ocean and the Future of American Power”, de Robert D. Kapan, The Random House Publishing, New York, 2010, que mostra a importância que a região do sudeste asiático já assumiu, e continuará ampliando nas próximas décadas. Com a relevância que a China e a Índia adquiriram nas últimas décadas, o controle desta parte do mundo, por onde passam as rotas importantes para o comércio internacional, tende a se tornar crucial, com o declínio do poder naval dos Estados Unidos, e aumento da presença chinesa para assegurar o seu adequado suprimento.

Outro pequeno livro é “L’économie de l’Inde”, de Jean-Joseph Boillot, que o escreveu originalmente em 2006, mas conta com uma versão atualizada em 2009, da editora La Découverte, Paris. O autor é um sociólogo que trabalhou na CEPII – Centre d’Etudes Prospectives et d’Informations Internacionales da França e foi conselheiro financeiro do Tesouro em Nova Deli por alguns anos. Ele faz um resumo interessante da evolução recente da economia da Índia. Outra pequena publicação é “Retour em Inde”, de Patric Boman, um grande viajante, Arléa, Paris, 2011, que reporta as observações sobre a evolução da Índia captada em suas diversas viagens por aquele país.

ImagemPY1Imagem2

Todas estas publicações são importantes para o melhor conhecimento recíproco da Ásia e da América do Sul, que continuam ainda pouco exploradas, mas que exigem o escasso tempo para leituras mais cuidadosas.