Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Nissin Volta com Arroz no Lugar dos Macarrões Instantâneos

6 de julho de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, webtown | Tags: a volta do arroz em embalagens semelhantes, grandes possibilidades, o sucesso do macarrão instantâneo

Todos que acompanham as tendências mundiais do fast food no mundo notam que os aperfeiçoamentos dos macarrões instantâneos deixaram de ser consumidos somente pelos mais modestos, passando a ser servido até na primeira classe dos vôos internacionais de algumas companhias. A vida atual está exigindo soluções cada vez mais práticas, com todos contando, em algumas ocasiões, com falta de tempo para o preparo de uma refeição ligeira, mais rápida e prática.

O consumo mundial de alimentos desta natureza também está em expansão nas economias emergentes, com novos consumidores entrando neste mercado. Não se trata somente do McDonald’s, mas da multiplicação de muitos produtos, com qualidades cada vez mais aceitáveis, pois todos estão passando a se preocupar também com a saúde no prazo mais longo. O importante jornal Nikkei anuncia a volta dos pacotes de arroz semipreparados que, somente com a adição de água quente, fica pronto em um prazo curto e com sabores variados.

clip_image001

As embalagens na forma semelhante aos copos se generalizaram em todo o mundo, com a ajuda do cinema norte-americano apresentando pessoas consumindo, principalmente, comidas chinesas de delivery, entregues rapidamente, já totalmente preparados. Algo semelhante ocorre até com sushis baratos que contam com redes para o seu fornecimento em todo o mundo.

Se for possível adquirir num supermercado ou numa loja de conveniência um produto como este arroz, que pode ser consumido somente com a adição de água quente, as chances de sua disseminação são elevadas, principalmente quando um dos problemas é a redução do consumo de energia.

No Brasil, uma tradicional empresa japonesa vem mantendo um crescimento substancial de macarrões instantâneos que passaram a ser consumidos pelas novas massas que entraram no mercado consumidor. Se alternativas com sabores adequados aos gostos dos consumidores também forem oferecidas nas formas de arroz coloridos, tudo indica que isto seria muito prático, com grandes chances de sucesso no mercado. Já existe uma base para o consumo destes tipos de produtos nos novos mercados.