Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Educação Comparada Internacionalmente

29 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: avaliações de Kazuhiro Yoshida, educação no Japão, entrevista no O Estado de S.Paulo, na China, no Brasil

O pesquisador e professor do Centro de Estudos para Cooperação Internacional em Educação da Universidade de Hiroshima, Kazuhiro Yoshida, concedeu uma entrevista para Carlos Lordelo, de O Estado de S.Paulo, publicada hoje. Este professor japonês participou em Curitiba do Encontro Internacional de Educação Sala Mundo. Ele reportou as diferenças do Brasil com o Japão, onde na Era Meiji tornou universal o acesso à educação básica, no início do século XX, inspirado pelo confucionismo e como forma de melhorar a qualidade de vida de todos.

Ele informa que existe a opção da formação dos recursos humanos para o exercício de um trabalho eficiente. A universalização do ensino em si não é suficiente, mas é preciso avaliar o que as crianças aprendem, e em sua opinião é importante encorajá-las a estudar em vez de forçá-las pela matrícula.

KazuhiroYoshida

Pequisador e professor Kazuhiro Yoshida, da Universidade de Hiroshima

Na entrevista, ele foi questionado sobre os resultados do PISA que mostraram a eficiência da educação básica em Xangai, que tem gerado muitas controvérsias. Ele admite que os asiáticos obtiveram resultados no ensino básico, onde a educação merece um alto valor social. Mas interpreta que, no caso do uso do PISA, a China desejava enfatizar o alto nível de exigência, e os seus resultados podem informar muito mais sobre a qualidade do ensino, não somente com o envolvimento dos pais, como motivação dos professores.

Ele expressou que os rankings das universidades devem ser utilizados para objetivos específicos, não se devendo levá-los em consideração isoladamente, mas dentro dos objetivos que estão sendo perseguidos por um país.

Podemos concordar com ele que tais comparações internacionais são precárias e que é preciso se aprofundar sobre tais avaliações, mas os resultados das precariedades dos conhecimentos dos estudantes no Brasil, sob qualquer padrão, mostram-se preocupantes, havendo uma exagerada diferença entre as escolas, necessitando-se obter uma consciência nacional sobre a importância da educação.