A Hitachi Divulga Suas Tecnologias Avançadas no Brasil
12 de outubro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: ampliações de suas produções locais, Hitachi expõe em São Paulo e em Brasília, parcerias com grupos locais, tecnologia se ponta | 3 Comentários »
O gigantesco complexo internacional de origem japonesa chamado Grupo Hitachi compreende cerca de 1.000 empresas espalhadas em todo o mundo, tendo como lema “Inspire the Next”. No último dia 11 de outubro, nas dependências do World Trade Center de São Paulo, apresentou o que possui de melhor em mais de 40 dos seus produtos e soluções para as empresas, com o lema “New Solutions for Better Business”, surpreendendo positivamente a todos que compareceram ao evento pela ousadia dos seus projetos no Brasil. O evento será repetido em Brasília no próximo dia 18. Além de mostrar a sua atual presença no mercado brasileiro, confirmou alguns de seus novos projetos que visam continuar a ampliar seus investimentos no país, inclusive com grupos locais para visar o atendimento de sofisticados mercados externos.
Numa joint venture com o grupo mineiro Linear, comandado por Carlos Frutuoso, a Hitachi Kokusai Eletric passa a produzir transmissores digitais de alta definição não só para atender ao mercado brasileiro e sul-americano que já adota esta tecnologia japonesa, como se prepara para competir no mercado japonês nos próximos anos na próxima geração destes transmissores. Numa outra joint venture com a multinacional John Deere, prepara-se para produzir escavadeiras pesadas no Brasil, para atender a indústria pesada de construção civil como a mineração.
Além da exposição, foram feitas apresentações com palestras como as seguintes: transportes e trens monotrilho, ferramentas elétricas, soluções educacionais, soluções para tecnologias de TV Digital, TI e Cloud Computing, smart grid, óleo e gás, sendo que algumas serão repetidas em Brasília.
A Hitachi já completou 100 anos, pois foi criada em 1910, e completou 70 anos de presença no Brasil. Esta exposição feita no Brasil mostra o seu engajamento com o país, pois foi realizada algo semelhante somente na China. Seu vice-presidente executivo, Kazuhiro Mori, presente ao evento comprometeu-se a estimular os seus comandados a procurarem novas oportunidades no Brasil, em setores de ponta, como o que está efetuando com a Linear, dedicando-se também às pesquisas.
Foram iniciados alguns estudos específicos com poderosos grupos brasileiros também voltados para as tecnologias de ponta, que mostram potencialidades nos trabalhos conjuntos. Até o momento, a presença da Hitachi no Brasil foi marcada pelo fornecimento de equipamentos pesados, tanto do setor elétrico como siderúrgico, além de sistemas de ar condicionado para empresas e indústrias.
Com a exposição ficou claro que existem amplas potencialidades nas áreas de sistemas complexos, envolvendo tanto a informática como as comunicações, com vistas às economias do consumo de energias, como redução dos elementos poluentes, visando melhoria do nível de bem-estar das comunidades. São enfoques integrados que ainda não estão sendo implementados no Brasil e em outros países emergentes para os quais a Hitachi já está atendendo no Japão e no exterior, com uma visão globalizada.
Nos atuais projetos brasileiros de infraestrutura e setor energético visualiza-se a possibilidade de utilização de tecnologias como da Hitachi. Outros grupos japoneses também estão apresentando seus acervos de tecnologia avançada, mostrando que o Brasil é encarado como uma economia com elevada potencialidade, tanto para atender as suas necessidades internas como para ampliação de suas atividades no exterior.
Prezados Senhores,
Sou engenheiro e, prof. universittário.
Como engenheiro, pela Equipamentos Villares, estive no Japão 3 vezes.
Na Sumitomo Heavy Industries – Niihama.
Mas, o que necessito é a ajuda dos senhores para conseguir comprarum “turner Scope mod. 50TB31”, fabricação HITACHI que foi utilizada nos receivers Marantz mod. 2600.
Se possível por favor, indique o procedimento de obtenção desta peça ,para que euu possa reparar meu receiver.
grato.
Arthurr Tamasauskas
Caro Arthur Tamasauskas,
Obrigado pelo uso do site, mas acho que V. recorrer diretamente à Hitachi que tem um escritório também em São Paulo, Brasil.
Paulo Yokota
Sr. Paulo Yokota,
já resolvi a questão.
Desculpe-me pelo atraso em agradecê-lo.
tamasauskas.