AB InBev Negocia Fusão Com a SABMiller
6 de outubro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: fusões das duas maiores cervejarias do mundo, grupo de brasileiros, tendências mundiais | 2 Comentários »
Existem notícias atordoantes como esta que está sendo divulgada no site da IG, postada pelo jornalista Guilherme Barros, sempre bem informado. O grupo AB InBev, liderado pelos brasileiros Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcelo Telles, que já é a maior empresa de cervejas do mundo, controlando diversas marcas consagradas nos mercados internacionais, lança-se para incorporar a segunda, SABMiller, num negócio que gira em torno de US$ 80 bilhões, fazendo com que o grupo controle um terço do mercado de cervejas do universo.
Como é do conhecimento de muitos, este grupo nasceu da separação amigável dos sócios do antigo grupo Banco Garantia, com estes três sócios mais importantes formando a Ambev, com a aquisição da Brahma e da Antarctica no Brasil, duas das mais importantes cervejarias brasileiras. Acabou ganhando o formado atual depois de adquirir a Anheuser-Bush norte americana, depois de muitas outras aquisições em diversos países.
Informa-se que o grupo de brasileiros já quitou suas dívidas assumidas na última aquisição da Anheuser-Bush em três anos, quando estava prevista para cinco anos, estando suficientemente capitalizada na nova operação, em que pesem as dificuldades econômicas em todo o mundo.
Verifica-se pelo histórico do grupo que são mestres em aproveitar as oportunidades criadas pelas crises, quando os acionistas dos diversos grupos ficam assustados com os cenários que necessitam enfrentar, fazendo com que os preços destas gigantescas empresas acabem ficando razoável ou abaixo do que normalmente seria esperado.
Em qualquer hipótese, este grupo que veio do setor financeiro mostrou uma capacidade impressionante de gerir negócios de grandes empresas do setor de bebidas, conseguindo adquirir e conseguir eficiência nas empresas tradicionais, detentoras das marcas mais consagradas em diversos países, regiões e no mercado que se globalizou em todo o mundo.
Os que efetuam aquisições consideradas caras pelo mercado devem ter a consciência que vão enfrentar poderosas aglomerações que tiram o máximo partido da dimensão, dispondo de uma imprensa internacional que conta com astronômicos orçamentos publicitários.
Nada contra, mas é preciso verificar se a legislação anti-trust permite tal aquisição, diferentemente do Brasil, nos EUA as duas marcas são bastante populares.
Ahhh, mas eles devem saber disso…
*Market share USA:
Anheuser Busch 49.0%
Miller Brewing 20.9%
Pois é, a Volvo tentou adquirir a Scania no passado e foi barrado, seu presidente posteriormente teve que pedir demissão pela tentativa desastrosa.
Caro Massa,
Realmente, existem em alguns países uma legislação rigorosa sobre monopólios, Pode ser que tenham que vender algumas marcas.
Paulo Yokota