Carros Verdes no Japão, na França e no Brasil
4 de outubro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: exemplos na França e no Japão, sua produção, tendências, uso de carros verdes | 2 Comentários »
Mesmo no atual cenário econômico internacional ,intensificam-se as notícias sobre os usos e as produções de automóveis amigas do meio ambiente em todo o mundo. Na França, que foi pioneira na utilização de bicicletas no transporte urbano popular, com o aluguel disseminado em variados pontos das cidades como Paris, está adicionando o aluguel de carros elétricos em diversos locais estratégicos da metrópole, com tarifas modestas. No Japão, instituiu-se um ponto de táxi com carros elétricos na proximidade da principal estação de trens, inclusive Shinkansen, além de elevado número de linhas de metrô.
No Brasil, conforme amplamente anunciado hoje no jornal Valor Econômico, depois da reunião de Carlos Ghosn da Renault – Nissan com a presidente Dilma Rousseff, quando o assunto do carro elétrico também foi levantado, divulga-se que o governo pelos diversos ministérios envolvidos com o assunto, como o de Ciência e Tecnologia, volta-se a possibilidade de conceder estímulos fiscais para estes carros elétricos bem como os flex que também usam combustíveis amigas do meio ambiente, como o etanol.
Ao fundo, Carlos Ghosn, a presidente Dilma Rousseff e o ministro Aloisio Mercadante
A notícia do Valor Econômico, de autoria de João Villaverde, aventa a hipótese da extinção dos veículos de combustíveis convencionais com a gasolina e o diesel na Europa em 2050. Segundo Carlos Ghosn, o Brasil seria estratégico para o desenvolvimento das tecnologias de automóveis, tanto pela sua dimensão como pelas disponibilidades de matérias-primas e componentes, bem como as possibilidades de exportações, o que levaram a Renault e a Nissan a ampliarem suas produções no país, bem como estabelecer um centro de pesquisas.
Todos estão conscientes que estes carros elétricos ou parcialmente elétricos, pois, no mundo, o flex é mais conhecido como utilizando gasolina e energia elétrica, necessitam de baterias eficientes produzidas utilizando o lítio, abundante na América do Sul, inclusive no Brasil, sendo os melhores os disponíveis na Bolívia.
No Brasil, que foi pioneiro na utilização do etanol, muitos são a favor da concentração dos esforços no seu contínuo desenvolvimento, bem como na produção do etanol a partir da cana de açúcar. Mas o etanol, para se tornar uma commodity, necessita contar com produções em variadas regiões do mundo, bem como contar com um consumo disseminado, sem competir com os alimentos.
Muitas tecnologias estão se voltando para tanto, como os desenvolvidos dentro do grupo Toyota. No entanto, os carros elétricos parecem altamente promissores quando considerado o mundo todo, principalmente quando se desenvolvem sistemas que combinam o uso eficiente de energia para diversas finalidades, inclusive das necessidades domésticas, incluindo o transporte.
As pesquisas que continuam sendo intensivas nestas áreas mostram que muitos veículos utilizarão, no futuro, poucos combustíveis mediante a combinação inteligente de diversas alternativas, permitindo a competitividade de muitas combinações, todas elas menos poluentes.
Isso vai ser ótimo para o meio ambiente, espero que se concretize.
Caro Edgar Santos,
Obrigado pelo comentário. Tudo que se puder fazer a favor do desenvolvimento sustentável deve ser perseguido.
Paulo Yokota