Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Novos Motivos Para Aumento das Tensões com a China

29 de outubro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: indícios de petróleo em gás no Mar Sul da China, novos motivos de tensões, território vietnamita contestado

Tem se noticiado com frequência os atritos no Mar do Sul da China, dos chineses tanto com os japoneses, filipinos, vietnamitas e os taiwaneses, principalmente, com o aumento da presença da marinha daquele país na rota vital para o seu abastecimento. Acrescentam-se as potencialidades de recursos naturais disponíveis nestas áreas como as apontadas pelo Financial Times, num artigo escrito por Ben Bland, Leslie Hook e Sheila McNulty. A norte-americana ExxonMobil descobriu na costa do Vietnã gás potencialmente significante nas concessões de pesquisas conquistadas, mas estão em áreas reclamadas pela China, e tanto esta empresa como a BP sofrem pressões para suspenderem suas pesquisas.

Todos os assuntos na imprensa internacional que envolven a China são sempre controvertidos. Mas o Vietnã, por intermédio de sua empresa estatal PetroVietnam, concedeu o bloco conhecido como 118 para a ExxonMobil, dentro dos limites de 200 milhas aceitas internacionalmente, ainda que reclamada pela China. Esta estatal vietnamita vem reclamando que navios chineses provocam constrangimentos e danos para os navios do seu país que efetuam pesquisas, mais de uma vez.

untitledimagesCAMR1ODGPetroVietnam_logo

Estes blocos, como os de números 117 e 119, são promissores, segundo os especialistas, ficando na costa de Danang, na região central do Vietnã. O comunicado da ExxonMobil não fala da dimensão do campo, mas os que trabalham na área comentam sobre expressivas reservas, baseados nas análises dos dados obtidos.

A China reclama estes mares também com Brunei, Malásia, Filipinas e Taiwan, além do Vietnã. Isto se soma aos muitos atritos já registrados no passado, aumentando as tensões na região, segundo o artigo. Os documentos diplomáticos americanos informam que as pressões sobre a ExxonMobil já se registram há alguns anos.

Quando se trata de petróleo e gás, as tensões acabam se elevando, pois são vitais para os interesses de diversos países envolvidos.