Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Os Automóveis Continuarão Usando Aço

13 de outubro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: alternativas mais custosas, artigo no Nikkei, uso do aço nos automóveis

Um artigo interessante foi publicado no jornal japonês Nikkei escrito por Ryohei Nakao diante das informações sobre o crescente uso de fibras de carbono, resinas e alumínio nos veículos, visando reduzir o uso de combustíveis. Mas os fabricantes de aços se mostram confiantes que seus produtos continuarão competitivos, tornando-os mais resistentes e leves. Estima-se que a redução de 30% no peso dos veículos melhore em 20% a eficiência no uso dos combustíveis, o que estimula a procura por novos materiais, segundo o artigo.

Não existe pânico na indústria siderúrgica, e seus representantes afirmam que o uso em massa de fibras de carbono nos veículos não é provável a curto prazo. Os preços do aço são um quarto do alumínio e um quinto das resinas. Ainda existe espaço para tornarem os aços especiais para veículos mais leves e resistentes com flexibilidade, como os que estão sendo desenvolvidos pela Nippon Steel e pela Kobe Steel, e a Nissan prevê o seu uso nos modelos de 2013.

Nni20111013D13HH148120109

Um grupo de 17 siderúrgicas afirma que o aço em estado de arte pode ser utilizado nos carros elétricos e é 35% mais leve que os de gasolina na mesma classe

Este grupo de siderúrgicas que inclui a Nippon Steel e a Baosteel da China realizou pesquisas tecnológicas visando a redução do seu peso. Isto é uma reação à BMW alemã que usa alumínio nas frentes dos seus veículos. Algumas empresas japonesas estão cogitando o uso de alumínio na parte estrutural dos automóveis.

Os alumínios utilizados pesam cerca de metade do aço utilizado. Mas o balanceamento da resistência, forma, possibilidade de reciclagem e preço fazem prever que o aço continuará a ser o material mais utilizado, sendo difícil de ser substituído por outros materiais a curto prazo.

Com o preço do aço em alta, as siderúrgicas estão sendo pressionadas para manter atualizada a sua qualidade, com novos avanços tecnológicos.