Câmara de Comércio dos Brasileiros no Japão
15 de novembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: atividades intensas da Câmara de Comércio, publicação, reuniões com elevada frequência
Tudo indica que a Câmara de Comércio Brasileira no Japão vem desempenhando de forma competente o seu papel nos últimos 10 anos, reunindo não somente as empresas brasileiras que lá estão instaladas como atraindo empresas japonesas interessadas no Brasil. Neste início de novembro, ela realizou uma concorrida palestra-almoço com o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielle, que expôs em inglês para uma distinguida plateia de autoridades e empresários o gigantesco programa da empresa estatal que dirige. Mostrou que a Petrobras vem crescendo rapidamente, tornando-se uma das maiores empresas petrolíferas do mundo.
E a Petrobras conta com uma arrojada programação para os próximos anos, que não se restringe à exploração do pré-sal brasileiro, de grande potencialidade, mas está ampliando suas atividades no exterior, utilizando tecnologias avançadas como as que contam com fornecedores estrangeiros como os japoneses. Os equipamentos de alta tecnologia utilizados no Brasil já chegam a cerca de 70% de nacionalização, ou seja, estão sendo produzidos no país, contando com alguns componentes importados.
José Sergio Gabrielli na palestra da CCBJ
A Câmara conta com uma revista chamada Brasil, bilíngue, que traz artigos de elevada importância, tanto de entrevistas com altas autoridades japonesas como o embaixador Masashi Mizukami, diretor-geral para América Central, Sul e Caribes e de autoridades brasileiras como o embaixador do Brasil Marcos Bezerra Abbott Galvão sobre o relacionamento bilateral. Dados relacionados ao comércio entre os dois países estão sendo divulgados, como os trabalhos de solidariedade dos brasileiros às vitimas dos acidentes naturais no Nordeste do Japão.
Outros artigos de extremo interesse cobrem atividades dos brasileiros no Japão, como das empresas de grande porte e médias. A Câmara conta com representantes regionais no Japão e o número de seus associados está num ritmo crescente, dirigido pelo competente Osvaldo Kawakami.
Muitas grandes como médias empresas japonesas já são membros da Câmara e palestras como o do presidente da Petrobras atraem outros empresários interessados em investimentos no Brasil, surpreendendo-se com o comparecimento de líderes importantes. A entidade vem se esmerando na divulgação dos seus trabalhos.
Outra promoção da Câmara que já se tornou tradicional é o Festival Brasil, que atrai milhares de participantes em Tóquio, brasileiros e japoneses, que apreciam a música e a culinária brasileiras, divulgando a cultura do Brasil. Um prêmio chamado Person of the Year é concedido regularmente pela Câmara para a personalidade que se destaca na promoção do intercâmbio entre o Brasil e o Japão.
Muitas empresas de brasileiros que vivem no Japão também já fazem parte regular das atividades da Câmara, e entre elas algumas se destacavam no empenho e rapidez na solidariedade às vitimas do terremoto e tsunami deste ano.
Entidades como esta Câmara de Comércio completam as atividades de suporte da Embaixada e do Banco do Brasil, ajudando a divulgar o país entre os japoneses, apontando as oportunidades de investimentos e negócios.
Seria desejável que a Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil também promovesse uma atualização de suas atividades, para poder incorporar em suas atividades mais empresas brasileiras e estrangeiras que ficam inibidas quando a maioria de suas atividades se realiza em idioma japonês. Isto permitiria que ela se transformasse de uma entidade japonesa em uma que ajudasse efetivamente no intercâmbio entre os dois países.