Apresentação do Kabuki em Asakusa
29 de dezembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: Asakusa, Kabuki, Kabuki-za de Ginza, tradição cultura
Entre os diversos tipos do tradicional teatro japonês, possivelmente o kabuki seja o mais conhecido não só no Japão como no exterior, mesmo que o nô também tenha os seus apreciadores. No kabuki, as peças e os artistas mais conhecidos são populares e fazem parte do patrimônio cultural nacional, sendo as pantomimas apresentadas somente por atores, havendo alguns consagrados e especializados na apresentação de somente personagens femininos. Alguns artistas utilizam o mesmo nome por gerações, sendo verdadeiros ídolos nacionais. No nô, os artistas se apresentam com máscaras típicas, acompanhados por músicas específicas, onde cada gesto é muito importante, tendo um significado diferenciado, menos movimentado. No kabuki, mais popular, os artistas se apresentam com maquiagens que exageram suas feições, sendo que alguns são conhecidos há séculos, inclusive por famosas xilogravuras.
O mais famoso local onde era apresentado o kabuki estava localizado em Ginza, tendo o nome de Kabuki-za, uma construção tradicional cuja original era de 1889, mas que foi destruída por um incêndio. A versão mais recente, dentro do estilo tradicional era de 1950, mas para a surpresa de muito estrangeiros foi destruída em 2010, estando sendo substituído por um novo e gigantesco edifício, atualmente em construção, que terá um espaço adequado para a prática do kabuki. O que em outros países seria “tombado” como um monumento intocável, os japoneses simplesmente os destroem, substituindo por um novo.
Fachada do Kabuki-za Ginza Tokyo
No próximo Ano Novo, um artigo de Rei Sasaguchi, publicado no The Japan Times anuncia que o Kabuki será apresentado num teatro tradicional do bairro de Asakusa em Tóquio, com uma nova geração de atores especializados, apresentando peças tradicionais. A temporada está sendo aguardada pelo público que o aprecia e tem um comportamento pouco usual em outros países.
Inicialmente, existe um costume de alimentar-se fartamente, e no teatro existem muitos estabelecimentos comerciais que fornecem um conjunto de produtos que chegam a se constituírem uma refeição mais que completa. O público os adquire os produtos junto com bebidas que os acompanham, como saquês ou chás. Os espaços para o público são divididos por uma espécie de “camarotes”, mas sem as suas paredes, e todos sentam sobre acolchoados. O programa é longo.
Durante o espetáculo,o ecoam gritos com palavras de estímulo que são dados pelos frequentadores assíduos que conhecem os trechos mais famosos e apreciados. Para os turistas, são reservados lugares para a sua apreciação mais rápida.
Para se conhecer o programa preparado para a temporada, pode-se acessar o texto completo do artigo em inglês que consta do site http://www.japantimes.co.jp/text/ft20111229a1.html