País do Futebol se Curva Diante do Barcelona
19 de dezembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: ainda que o Brasil seja considerado o país do futebol, curva-se diante de novas realidades, outros casos passados, Santos arrasado pelo Barcelona
Ainda que o Brasil seja considerado por muitos como o país do futebol, só o é pelo número dos que se envolvem com este esporte. Nem foi o introdutor deste esporte que se tornou o mais importante no mundo, e que é de origem inglesa. Mas já proporcionou muitas glórias esportivas para os brasileiros. Que já teve que reverenciar inovações neste esporte no passado, como a da Holanda que ficou conhecida como a Laranja Mecânica.
O vistoso jogo do Barcelona ontem, comandado pelo excepcional jogador argentino Messi e acompanhado pelos seus qualificados companheiros, acabou sendo uma verdadeira aula para todos. De um jogo moderno, movimentado e rápido, de uma equipe que participa de tudo, sempre com o domínio da bola. Reconhecido pelos jovens jogadores santistas, que ainda muitos têm uma carreira pela frente. Até a goleada que sofreu tem que ser absorvida esportivamente, com humildade, em nada vergonhosa, ainda que lamentável.
Não parece por acaso que o futebol tornou-se o esporte que absorve metade dos recursos publicitários destinados a todos os esportes no mundo. Associa a arte ao preparo físico, tendo fortes dependências do conjunto das equipes, onde a estratégia e a tática determinada pelo técnico Guardiola dependem também dos adversários, e sobretudo da disciplina dos jogadores na execução dos seus papéis.
Parece superada a fase do futebol força e da rigidez dos esquemas, com todos os jogadores de uma equipe participando de tudo, defendendo quando necessário e atacando quando possível, com incrível agilidade, criatividade e velocidade. Até os que não apreciam este esporte, deve ficar encantado com o verdadeiro balé praticado. A genialidade de alguns jogadores é somente parte do espetáculo, necessitando ser completada por muitos outros predicados.
Sempre se decreta o fim da história, mas novas fases acabarão acontecendo mesmo no futebol, pois o gênio humano sempre encontra formas para superar o que já foi feito. Nunca houve supremacia que se manteve por muito tempo, pois tanto asiáticos como os africanos procuram suprir suas insuficiências.
A beleza pode se constituir da possibilidade da superação decorrente do intercâmbio, pois até o Barcelona, com a formação de muitas novas gerações, mas não dispensa a incorporação de jogadores de outras origens.